Receita de Creme de alho com creme de leite

Receita de Creme de alho com creme de leite

O creme de alho é um tempero muito democrático: que vai bem com carne de churrasco, com torradinhas e ainda pode ser usado como tempero de carnes e aves assadas no forno!

Geralmente o creme de alho é feito com maionese, mas aqui no TudoReceitas queremos compartilhar com você uma sugestão diferente: creme de alho com creme de leite, super cremoso e perfeito para espalhar no pão! Para preparar você vai precisar somente de alho, creme de leite, azeite, suco de limão ou vinagre e temperinhos a gosto.

Confira abaixo todos os detalhes desta receita de creme de alho caseiro e faça logo!

6 convidados 15m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No frio
Ingredientes:
Como fazer Creme de alho com creme de leite:
1

Para preparar esta receita de patê de alho com creme de leite comece por descascar os dentes de alho e picar finamente, para que seja mais fácil bater e incorporar no creme.

Dica: Coloque menos alho se você quiser um gosto de alho mais discreto. Não esqueça de retirar o miolo do alho para reduzir o gosto amargo.

2

Coloque no liquidificador o creme de leite e os alhos e bata até ficar cremoso. Depois adicione o óleo ou azeite gradualmente, em um fio fino, sem parar de bater.

3

Continue batendo e adicione o suco de limão bem lentamente também, para não desandar.

4

Tempere com sal e pimenta a gosto, retire para um recipiente e reserve na geladeira, para o creme de alho ficar mais consistente.

Dica: Se quiser, neste passo também poderá colocar cheiro verde picado ou outras ervas aromáticas a gosto.

5

Depois de gelar por cerca de 1 hora, pode servir seu molho de alho com creme de leite!

6

Esta receita de creme de alho é ótima para preparar pão de alho com creme de leite, servir com carne de churrasco, temperar frango para assar no forno e mais. Experimente e conte nos comentários o que você achou!

Veja também estas receitas para churrasco imperdíveis:

  • Vinagrete simples para churrasco
  • Molho verde para churrasco
  • Salada de batata para churrasco
7

Seu creme de alho desandou? Veja como salvar!

Se você gostou da receita de Creme de alho com creme de leite, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Creme de alho.

Porque o creme de alho não engrossa?

Se você está preparando creme de alho com creme de leite e o preparo demora para engrossar, existem alguns motivos por que isso acontece. Confira as razões mais comuns por que o creme de alho não engrossa e as respetivas soluções:

  • Temperatura do creme de leite: o ideal é reservar o creme de leite na geladeira por cerca de 1-2 horas antes de bater. Assim ele ficará bem geladinho e será mais fácil bater;
  • Tipo de creme de leite: algumas pessoas têm uma marca preferida para preparar este molho de alho. Por isso, se o seu molho de alho não ficar na consistência certa da primeira vez, experimente outra marca de creme de leite e compare os resultados;
  • Óleo vegetal ou azeite: esta gordura deve ser adicionada bem gradualmente no creme de leite com alho enquanto bate no liquidificador. Se adicionar de uma só vez, o creme não vai absorver o óleo ou azeite e o resultado será um creme de alho que desandou;
  • Suco de limão ou vinagre: se o seu creme de alho está na consistência certa e você tem receio que dê errado, não coloque suco de limão nem vinagre ou misture-os no creme sem bater no liquidificador;
  • O creme de alho desandou: reserve-o no freezer por uns 10-15 minutos, bata manualmente com um garfo ou fouet até separar bem a parte sólida da parte líquida e escorra a parte líquida. A parte sólida será um creme de alho bem consistente, tipo manteiga, que você poderá usar em seguida.