Receita de Creme de amêndoa

Receita de Creme de amêndoa

Conheça esta receita de creme de amêndoas delicioso para variar no seu cardápio de sobremesas geladas! Este creme é uma sobremesa típica de Espanha habitualmente servida na ceia de Natal. Antigamente o creme de amêndoas era preparado com amêndoas ao natural que eram fervidas, descascadas e picadas manualmente, mas hoje em dia podemos encontrar facilmente amêndoa moída ou farinha de amêndoas para agilizar o preparo deste docinho. Confira aqui no TudoReceitas como fazer creme de amêndoas passo a passo e delicie todos com esta receita internacional!

6 convidados 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, No frio, Receitas de Espanha
Ingredientes:
  • Para decorar:
Como fazer Creme de amêndoa:
1

Comece por esquentar no fogo uma panela com o leite e as amêndoas moídas.

2

Enquanto isso, num bowl bata as gemas com o açúcar e a maisena até obter um creme espesso e sem grumos.

Dica: As claras de ovo não vão nesta receita, por isso você pode usá-las noutras receitas, reservar na geladeira até 3 dias ou congelar.

3

Quando o leite estiver quase fervendo, adicione um pouco dele à mistura anterior enquanto mexe, para que as gemas não cozinhem. Adicione mais um pouco de leite e volte a mexer.

4

Incorpore a mistura de gemas ao leite que está no fogo e fique mexendo até ferver e engrossar.

5

Por fim junte a bebida (que pode ser Cointreau, Kirsch, licor de amêndoas ou outra bebida alcoólica ao seu gosto), mexa e deixe ferver por mais 2-3 minutos, para eliminar o álcool e manter o sabor.

6

Desligue o fogo e distribua o creme de amêndoas por tacinhas individuais. Deixe esfriar e reserve na geladeira por 1-2 horas.

7

No momento de servir, leve ao fogo as amêndoas laminadas e o açúcar e deixe ficar, mexendo de vez em quando, até o açúcar derreter e a amêndoa dourar.

8

Distribua a amêndoa caramelada pelas tacinhas do creme de amêndoas e está pronto a servir! Delicie-se com esta sobremesa de Natal bem aromática, cremosa e gostosa que todos vão elogiar. Bom apetite e boas festas!

Procurando mais receitas com farinha de amêndoas? Confira estas sugestões:

  • Bolo com farinha de amêndoas;
  • Pão com farinha de amêndoas;
  • Biscoito com farinha de amêndoas.

Dica: Se quiser, complemente a decoração deste docinho peneirando um pouco de cacau em pó ou açúcar de confeiteiro.

Se você gostou da receita de Creme de amêndoa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cremes doces. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas espanholas.

Benefícios da amêndoa

Você sabia que a amêndoa é um dos alimentos preferidos dos nutricionistas? Ela é rica em óleos e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, sobretudo para manter a boa saúde cerebral. Contém também alto teor de cálcio e magnésio, que ajuda a combater a osteoporose e a manter a saúde dos ossos.

Além do mais a amêndoa rende um lanche saudável e saciante, sendo que o indicado é consumir, no máximo, 30 a 35 gramas de amêndoas por dia (aproximadamente uma mão cheia de amêndoas).1

Referências
  1. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-36949927