Receita de Creme mousseline original

Receita de Creme mousseline original

Se você gosta de confeitaria francesa, precisa conhecer a receita de creme mousseline original! Mas o que é creme mousseline? É uma variante do creme de confeiteiro, que segue o mesmo modo de preparo, mas leva manteiga. Seu tempo de conservação é menor, porém fica tão saboroso que vale a pena saber como fazer creme mousseline!

Continue aqui no TudoReceitas para descobrir como fazer esta receita de creme de manteiga francês bem simples de fazer passo a passo em fotos. Prepare na sua casa e use para rechear seus bolos e tortas, pode confiar que ficará uma delícia! No final da receita compartilhamos outras sugestões de cremes doces que você pode usar, por isso fique de olho.

4 convidados 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receitas de França
Ingredientes:
Como fazer Creme mousseline original:
1

Primeiramente retire a manteiga da geladeira e deixe em temperatura ambiente até a manteiga ficar amolecida. Enquanto isso abra a vagem de baunilha ao meio e raspe as sementes. Coloque as sementes de baunilha e a vagem numa panela junto com o leite e leve ao fogo até ferver. Nesse momento retire do fogo.

Dica: É importante usar manteiga nesta receita, não margarina.

2

Numa tigela bata as gemas de ovo com o açúcar e a maisena, de preferência usando um batedor manual para dissolver bem todos os grumos.

Dica: Se você usar gemas de ovo caseiras seu creme ficará mais amarelinho.

3

Enquanto bate, adicione um pouco do leite quente na mistura de ovo, açúcar e maisena. Continue adicionando o leite e batendo para evitar que os ovos coagulem.

Dica: Se você quiser pode filtrar o leite para eliminar a maioria das sementes de baunilha.

4

Coloque a mistura anterior numa panela e leve ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme espesso.

Dica: Não deixe de mexer o creme, para evitar que ele queime no fundo da panela.

5

Após espessar, retire este creme de confeiteiro do fogo e transfira para uma tigela. Cubra com plástico filme tocando no próprio creme, como na fotografia, e deixe esfriar até ficar morno ou em temperatura ambiente.

Dica: Ao cobrir o creme com plástico filme tocando nele, como na foto, evitará que se forme uma camada dura tipo nata no creme.

6

Após o creme esfriar, retire o plástico filme e volte a mexer o creme com o batedor. Adicione a manteiga amolecida cortada em pedaços e aos poucos, mexendo até incorporar bem.

Dica: É importante dissolver bem os pedaços de manteiga antes de adicionar mais, para evitar que eles grudem uns nos outros.

7

Quando dissolver bem a manteiga, reserve este creme mousseline francês na geladeira para que fique mais consistente. Depois pode usar ele para rechear bolos e tortas e com certeza será um sucesso! Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Veja também estas receitas de cremes doces para bolos:

  • Creme belga para recheio de bolo
  • Chantilly com creme de leite
  • Creme de confeiteiro fácil

Dica: Como leva ovos e maizena no seu preparo, não é possível congelar o creme mousseline! Porém pode reservá-lo na geladeira por algumas horas ou até 1 dia.

Se você gostou da receita de Creme mousseline original, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Creme de confeiteiro. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.