Receita de Cuca alemã com farinha de arroz

Receita de Cuca alemã com farinha de arroz

Pode fazer cuca alemã sem trigo? Pode sim e fica muito gostosa! Essa cuca alemã com farinha de arroz e batata doce que fiz é a prova disso, fica uma coisa dos Deuses! Não deixa nadinha a desejar para a cuca de banana (que eu amo de paixão!), por isso continue aqui no TudoReceitas e veja como fazer esta receita de cuca funcional.

Fiz algumas substituições e acabei fazendo uma cuca vegana e sem glúten, para minha surpresa ela ficou deliciosa! A batata que eu usei foi a batata doce laranja (também conhecida como beauregard), não é super fácil de encontrar pelo Brasil mas, se achar, vale a pena provar! Você pode substituir o purê de batata doce por purê de abóbora, desde que ele não esteja muito aguado. No preparo desta receita de cuca sem glúten também não vai ovo nem leite. Ela é mesmo uma versão saudável da cuca tradicional, perfeita para quem cuida da alimentação!

Vamos aprender a fazer essa cuca esperta? Confira abaixo todos os detalhes do preparo desta receita de cuca sem leite, sem glúten, sem ovo e sem açúcar.

8 convidados 45m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
  • Para a massa de cuca sem glúten:
  • Para a farofa crocante sem glúten:
Como fazer Cuca alemã com farinha de arroz:
1

Comece preparando a massa da cuca funcional: num bowl misture o xarope de bordo com o purê de batata doce laranja, o azeite, o açúcar mascavo, a essência de baunilha e o vinagre. Reserve.

2

Misture os secos agora: a farinha de arroz, a fécula de batata, a farinha de amêndoas, a canela, o fermento e sal. Reserve também.

Dica: O pumpkin spice é uma mistura de especiarias que inclui canela, cardamomo, gengibre e noz moscada. Se você não encontrar use simplesmente canela.

3

Misture muito bem os secos com os molhados desta receita de cuca alemã sem glúten e coloque a massa sobre uma assadeira forrada com papel manteiga, como na foto.

4

Faça agora a farofinha que vai por cima da cuca: misture a farinha de amêndoas, a farinha sem glúten, o açúcar de coco, as pecãs, o sal, a canela e o óleo de coco. Mexa até ficar parecendo com areia molhada.

5

Cubra a massa da cuca funcional com a farofinha de pecãs e leve para assar em forno pré aquecido a 180°C por mais ou menos 30 minutos, ou até você enfiar um palito de dente e ele sair limpinho - a isso chamamos de teste do palito.

6

Retire do forno e deixe a cuca de batata doce esfriar por 10 minutos antes de cortar e de experimentar essa delícia. Não hesite em preparar esta deliciosa receita de cuca vegana porque tenho a certeza que você vai amar!

Diga nos comentários o que você achou desta sugestão e confira também estas receitas de bolo sem glúten:

  • Bolo com farinha de arroz (sem glúten)
  • Bolo sem glúten, sem lactose e sem ovo

Se você gostou da receita de Cuca alemã com farinha de arroz, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos sem glúten.