Receita de Cuca italiana tradicional

Receita de Cuca italiana tradicional

A cuca é um bolo alemão tradicional, chamado de streuselkuchen ou simplesmente kuchen nesse país. No entanto, como observamos várias vezes, outros países também têm suas próprias versões dessas receitas mais típicas. Neste caso apresentamos a você a receita de cuca italiana tradicional, em que a dica principal é usar mais as mãos e menos o liquidificador no momento de misturar os ingredientes. O resultado é uma cuca com aspeto de pão doce, em vez de bolo. Vamos experimentar? Confira abaixo todos os detalhes desta receita de cuca italiana sovada e experimente!

8 convidados 2h 30m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas italianas
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para a farofa:
Como fazer Cuca italiana tradicional:
1

Prepare a massa da cuca italiana colocando em uma vasilha a farinha de trigo peneirada, a noz moscada e o sal. Noutra vasilha misture o açúcar, a água, os ovos, o leite, a banha, o fermento e a baunilha.

2

Junte as duas misturas e misture com as mãos até obter uma massa homogênea - 5-10 minutos. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e reserve.

Dica: A forma usada será a forma que irá no forno, por isso escolha uma forma de alumínio.

3

Prepare a farofa simplesmente misturando todos os ingredientes com as pontas dos dedos, formando bolinhas. Coloque a farofa sobre a massa, cubra com um pano e deixe a massa crescer por 2 horas ou até dobrar de volume.

Dica: Se você quiser pode ainda acrescentar frutas ou geleia entre a massa e a farofa.

4

Por fim leve sua cuca tradicional italiana ao forno preaquecido a 180ºC e asse por 40 minutos ou até dourar. Retire e delicie-se com ela ainda quente, simplesmente maravilhosa!

Se você gosta de cuca, com certeza vai gostar também destas receitas de cuca que temos no TudoReceitas. Confira:

  • Cuca de banana com farofa fofinha;
  • Cuca alemã;
  • Cuca simples e rápida.

Se você gostou da receita de Cuca italiana tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cuca. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.