Receita de Cupim assado na panela de pressão

Receita de Cupim assado na panela de pressão

O cupim é uma carne bovina macia, entremeada de gordura, que faz muito sucesso quando preparado assado, pois tem como resultado final um prato saboroso e suculento!

Esta receita que estamos apresentando como sugestão para as festas de final de ano tem o cupim como destaque preparado na panela de pressão com vinho, molho shoyu e algumas ervas bem marcantes, como o tomilho e o alecrim! O prato fica delicioso, com textura de carne assada, servido com legumes e um molho espesso feito com o caldo do cozimento, que com certeza irá agradar a todos!

Ficou com vontade de aprender esta deliciosa receita de cupim assado na panela de pressão? Então, confira abaixo o passo a passo para o preparo deste prato aqui no TudoReceitas!

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, Receitas de Natal, Panela de pressão
Ingredientes:
Como fazer Cupim assado na panela de pressão:
1

Numa panela de pressão aqueça o azeite de oliva e acomode o cupim inteiro, selando todos os lados da carne.

Dica: Selar a carne antes do preparo irá garantir que o seu suco seja preservado, proporcionando mais sabor e suculência à mesma.

2

Acrescente a manteiga, as rodelas de cebola, o alho picado ou laminado, deixando refogar sem tampar até que as cebolas comecem a murchar um pouco.

3

Adicione o vinho branco à carne e deixe ferver até o vinho evaporar.

4

Em seguida acrescente o tomilho, o alecrim, o sal e a pimenta do reino.

Dica: Se desejar, substitua essas ervas por outras de sua preferência.

5

Para conferir um gostinho e cor extra, junte o molho shoyu e misture ao refogado.

6

Despeje água quente na panela, sem cobrir toda a carne, e feche-a. Ao iniciar a pressão, abaixe o fogo e marque 50 minutos ou 1 hora para o cozimento.

Dica: Aos 40 minutos, com cuidado abra a panela após retirar a pressão e verifique a quantidade de água da panela para dar continuidade ao cozimento de forma segura.

7

Enquanto a carne cozinha, leve os legumes para cozinhar em água ou a vapor e reserve.

Dica: A sugestão dos legumes poderá ser opcional. Você poderá substituir as batatas e as cenouras por outros de sua preferência.

8

Cozinhe o brócolis no vapor e, quando estiver al dente, retire-o e coloque-o num bowl com água fria para interromper o cozimento. Depois escorra e reserve.

9

Após o término do cozimento da carne, deixe-a descansando alguns minutos com o caldo. Depois retire-a e acomode-a numa travessa.

10

Coe o caldo do cozimento para preparar o molho para cupim. Depois junte ao molho meia xícara de água com 2 colheres de amido de milho dissolvidas nela e leve o ao fogo baixo até engrossar.

Dica: Você também poderá levar este caldo ao fogo baixo com mais um pouco de vinho branco seco e deixar reduzi-lo lentamente, se preferir!

11

Fatie a carne e decore na travessa com os legumes cozidos. Regue com o molho quente na hora de servir e esperamos que todos apreciem esta receita de cupim na panela de pressão que super combina com a ceia de Natal. Bom apetite!

Procurando mais receitas de Natal? Veja como fazer:

  • Salada tropical natalina
  • Farofa de Natal especial
  • Pavê de abacaxi com bolo

Se você gostou da receita de Cupim assado na panela de pressão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cupim.