Receita de Cupim assado no forno

Receita de Cupim assado no forno
Imagem: buonissimo.org

A carne cupim é um tipo de corte de carne bovina muito saboroso por conta da sua gordura, que deixa a carne muito macia também. Para muitos brasileiros cupim é melhor que picanha! Ainda que você não tenha a certeza disso, não deixe de preparar esta receita de cupim assado no forno que compartilhamos aqui no TudoReceitas.

Esta receita de cupim ao forno é bem simples, só demora um pouco para assar mas vale esperar porque o resultado é bem gostoso! O ideal é deixar a carne marinando de um dia para o outro, assim você garante que ela pega bem o sabor dos temperos, mas também fica saborosa se for preparada no próprio dia. Confira abaixo todos os detalhes desta receita de cupim assado no forno e experimente!

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Como temperar cupim para assar no forno? Comece por misturar os ingredientes para marinar o cupim: o vinho, o shoyu, os alhos, as folhas de louro, o tomilho, a pimenta calabresa (se você gostar de comida com gostinho picante) e a pimenta do reino.

Dica: Deixe o sal para temperar apenas no instante antes de assar, assim você garante que a carne se mantém suculenta.

2

Coloque o cupim numa assadeira, despeje sobre ele a mistura anterior e envolva bem a carne nesse tempero. Cubra com plástico filme e reserve o cupim na geladeira durante 8-12 horas, virando a carne por 3 a 4 vezes.

Dica: É importante que a carne fique marinando pelo tempo indicado para absorver os sabores dos temperos. No entanto, se você não poder deixar ela marinando por tanto tempo, deixe somente por 2 horas.

Imagem: cozinhadomarcelo.blogspot.com
3

Depois do tempo indicado ligue o forno nos 200ºC. Tempere todo o cupim com sal grosso a gosto, cubra com papel alumínio e coloque assando por 1 hora junto com a marinada na assadeira. Ao fim desse tempo retire o papel alumínio e deixe a carne no forno por mais 20 minutos, para dourar.

Dica: O ideal é retirar o cupim da geladeira 30 minutos antes de assar. Assim ele retoma a temperatura ambiente e assa mais facilmente sem secar.

4

Retire seu cupim assado no forno e deixe descansar por 10 minutos antes de cortar, assim os sucos da carne assentam e ela fica mais suculenta. Na hora de servir acompanhe o cupim com batata assada e salada de folhas. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Agora você sabe como fazer cupim no forno! Confira também estas receitas de cupim para variar no cardápio:

  • Cupim no bafo
  • Cupim assado simples
  • Cupim recheado delicioso
Imagem: buonissimo.org

Se você gostou da receita de Cupim assado no forno, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cupim. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.