Receita de Curau de milho salgado

Receita de Curau de milho salgado

Curau de Milho: o mais puro creme de milho, feito com pouquíssimos ingredientes, muito típico nos festejos juninos e procurado nas estações mais frias do ano.

O curau é uma preparação brasileiríssima cujo ingrediente principal é o milho! O milho é acima de tudo, um alimento versátil: ele está presente na praia, nos bolos, no caminhão da pamonha e na canjica. Mas, além de ser tão presente na vida dos brasileiros, é importante ressaltar os benefícios deste maravilhoso cereal que já era consumido desde a época dos índios no Brasil. O milho é rico em fibras que estimulam as atividades do intestino, melhoram o controle do colesterol, concentra vitaminas do complexo B, além de minerais como magnésio e potássio!

O curau tradicional leva, além de milho, açúcar, leite e canela. Mas hoje, aqui no TudoReceitas, o desafio é preparar um curau salgado, um creme leve e saboroso para aquecer nos dias mais frios do ano! Quer saber como fazer? Continue lendo para descobrir esta receita de curau de milho salgado.

1 convidado 30m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Popular nas Festas Juninas, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Curau de milho salgado:
1

Separe todos os ingredientes desta receita de curau de milho salgado.

2

Retire a casca do milho e debulhe com a ajuda de uma faca. Pique finamente o alho. Fatie finamente a couve.

Dica: se você preferir usar milho de conserva, nesse caso você vai precisar de 2 latas de milho.

3

Em um liquidificador bata o milho, o leite e o sal até que o milho esteja bem triturado.

4

Passe o creme de milho em uma peneira espremendo muito bem até remover todo o líquido. Transfira o líquido para uma panela.

  • você poderá usar o bagaço do milho para preparações como bolos e mingaus, por exemplo. Confira nossa receita de bolo de milho com o bagaço do curau!
5

Refogue rapidamente o alho no azeite em uma panela, ficando de olho para não deixar queimar.

6

Acrescente a couve e coloque uma pitada de sal. Refogue por 2 minutos ou até a couve murchar e reserve, pois ela será servida quando o curau de milho salgado estiver pronto.

7

Em fogo médio, leve o creme de milho juntamente com a manteiga para cozinhar. O creme irá engrossar rapidamente.

8

Mexa o creme com a ajuda de um fouet e, assim que o creme engrossar, desligue o fogo. Está pronto!

9

O curau de milho salgado é uma excelente opção para os dias mais frios, por isso sirva enquanto está bem quente, adicionando a couve refogada por cima. Bom apetite!

Procurando mais receitas para completar o seu cardápio de festa junina? Veja como fazer:

  • Paçoca de carne charque
  • Brigadeiro gourmet de churros
  • Quentão de vinho com gemada

Dica: poderá variar o acompanhamento do curau e servi-lo com cubinhos de linguiça calabresa douradinhos na frigideira, por exemplo!

Se você gostou da receita de Curau de milho salgado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Creme de milho. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.