Receita de Curau de milho verde tradicional

Receita de Curau de milho verde tradicional

O curau de milho é um dos doces mais pedidos nas festas juninas! Cremoso e com gostinho de comida de vovó, tem como resistir?

Se você está querendo saber como fazer curau, continue aqui no TudoReceitas, pois abaixo compartilhamos como cozinhar a receita de curau de milho verde tradicional com passo a passo em fotos! O preparo desse doce de milho é bem simples, mas vale a pena conferir alguns truques para conseguir um curau na consistência certa e sem grumos. Confira abaixo todos os detalhes deste doce tão irresistível e prepare para deliciar todos!

6 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Popular nas Festas Juninas, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Curau de milho verde tradicional:
1

Comece preparando esta receita de curau de milho tradicional cortando o milho das espigas com a ajuda de uma faca afiada. Lembre que, para garantir um curau incrível, as espigas devem estar bem granadas e amarelinhas, com os grãos firmes, mas não duros.

  • Se você prefira preparar um curau com milho de latinha, confira nossa receita de curau de milho verde de lata.

Dica: não corte o milho muito junto à espiga para que o curau não fique com gosto amargo e também para evitar o bagaço.

2

Em seguida bata o milho no liquidificador junto com o leite por uns 5 minutos, até desmanchar bem o milho e obter uma mistura homogênea. Passe essa mistura em uma peneira ou coador de rede fina e aperte com uma colher, para espremer todo o suco do milho sem o bagaço.

Dica: se você preferir pode colocar a mistura de leite e milho num pano de algodão em vez de usar a paneira ou o coador. Nesse caso basta amarrar o pano e espremer bem.

3

Coloque o suco do milho anterior em uma panela junto com o açúcar e a manteiga. Leve ao fogo médio e fique mexendo até engrossar, o que demorará cerca de 15 minutos. Depois baixe o fogo e mexa por mais 20-30 minutos, para apurar bem o sabor. Distribua por tacinhas ou potes e deixe esfriar sem tampar.

4

Polvilhe seu curau de milho verde tradicional com canela a gosto e está prontinho! Delicie-se com esta receita de festa junina ainda morna ou bem geladinha e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de milho para as Festas Juninas? Confira estas sugestões:

  • Milho verde cozido na pressão
  • Bolo de milho cremoso com leite condensado e queijo ralado
  • Suco de milho com curau

Se você gostou da receita de Curau de milho verde tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cremes doces. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Quanto tempo dura o curau de milho?

Curau de milho verde é uma delícia e difícil é sobrar para depois! Porém, se você está preparando esta receita de curau simples com antecedência ou em grande quantidade, é importante saber qual a validade do curau e como armazenar curau de milho verde.

Por este ser um doce caseiro, sabemos que sua validade é melhor que os doces industrializados. No caso, o recomendado é conservar seu curau de milho verde por até 3 dias na geladeira. Assim, após o preparo, espere o curau esfriar completamente e reserve-o a geladeira se a intenção não é servir em seguida.

  • DICA: Para evitar a crosta dura do curau, cubra-o com plástico filme, tocando diretamente no doce, antes de reservar na geladeira.

Não aconselhamos deixar o curau em temperatura ambiente por várias horas pois, dependendo da temperatura e da umidade, ele poderá azedar. Também não recomendamos congelar curau de milho, pois o processo de congelamento compromete a consistência do curau.