Receita de Cuscuz de couve flor

Receita de Cuscuz de couve flor

Há muitas maneiras de preparar um cuscuz e, regra geral, este prato de origem árabe é uma preparação muito saudável e deliciosa. Desta vez, aqui no TudoReceitas trazemos para você uma receita de cuscuz de couve-flor, salada de couve flor picadinha vegana, saudável e cheia de vitaminas que você não pode perder!

O preparo desta receita com couve flor, que também se equipara ao arroz de couve flor, é sem glúten, baseada em vegetais e especiarias e resulta num prato aromático que você pode comer até ficar cheio e sem se sentir culpado. Como sabemos que você não conseguirá resistir a esta receita low carb, confira abaixo como fazer couscous de couve-flor para que você possa preparar uma refeição equilibrada e perfeita para o almoço ou jantar. Vamos a isso!

4 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para macrobióticos, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, Receita sem glúten, Ao vapor
Ingredientes:
  • Para decorar:
Como fazer Cuscuz de couve flor:
1

Para preparar esta receita com couve-flor você só precisa da parte superior do legume, ou seja, os floretes. Comece por separar cuidadosamente cada um desses pedaços e retirar o caule que os une. Desta forma, será mais fácil processar a couve flor até ficar com textura semelhante a cuscuz. Processe os floretes de couve flor no liquidificador, processador ou pique finamente com uma faca.

2

Em seguida cozinhe a couve flor moída. Lembre que não deve cozinhar em água nem por demasiado tempo, para que não fique desmanchando, por isso aconselho cozinhar a couve flor no vapor, seja no fogão (5 minutos) ou no microondas (3 minutos depois da água ferver). Acrescente uma pitada de sal e algumas gotas de suco de limão.

  • Clique aqui para ver como fazer couve flor no vapor.
3

Agora, porque a couve flor é um legume meio sem sabor, é fundamental dar-lhe cor e sabor através de temperos e especiarias! Pegue a cebola, o pimentão, o pepino, a cenoura e o aipo pique em pedacinhos, como na foto. Pique também o coentro ou salsinha e junte as uvas passas (não precisa picar, só se preferir).

4

Misture a couve flor e todos esses temperos numa tigela e adicione as especiarias: cominho, canela, gengibre, pimenta do reino e ervas aromáticas secas (neste caso usei hortelã, mas também poderia ser orégano, tomilho ou outra).

Dica: A escolha das especiarias e quantidades depende do seu gosto. Se preferir, poderá colocar outras especiarias e em quantidades diferentes.

5

Misture tudo para conseguir um cuscuz com todos os ingredientes bem integrados. Adicione o shoyu e o azeite de oliva, coloque sal a gosto e volte a misturar.

Dica: Lembre que geralmente o shoyu é um molho salgado, por isso reduza a quantidade de sal nesta receita.

6

Com tudo pronto, resta servir seu cuscuz de couve flor temperado! Para servir bonitinho coloque-o em uma tigela menor, pressione com uma colher para que fique compacto e desenforme num prato. Decore com cúrcuma, pinhão e cenoura e está pronto! Esta pode ser uma refeição vegetariana nutritiva ou acompanhamento de um prato. Faça e conte para nós o que você achou!

Procurando mais receitas com couve flor? Veja como fazer:

  • Couve flor gratinada simples
  • Couve flor empanada e frita
  • Salada de couve flor com maionese

Se você gostou da receita de Cuscuz de couve flor, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Couve-flor.