
O cuscuz marroquino é uma comida muito tradicional do Norte da África, em países como Marrocos, Tunísia e Argélia. Diferente do cuscuz nordestino, feito de milho, o cuscuz marroquino é feito a partir da semolina. Além de delicioso, é muito fácil de preparar porque não precisa ser cozido, apenas hidratado com um líquido quente, o que faz com que seja muito prático para o dia a dia.
Este cuscuz marroquino com legumes é muito tradicional na culinária africana, servindo como acompanhando para carnes e peixes, ou até mesmo como prato principal.
Para aprender a fazer este cuscuz marroquino tradicional, siga abaixo o passo a passo com fotos no TudoReceitas.
Separe os ingredientes para fazer seu cuscuz marroquino tradicional. Antes de começar, coloque o caldo para esquentar. O cuscuz precisa ser hidratado com um líquido quente em proporções iguais (ex: 1 xícara de líquido para cada xícara de cuscuz). Você pode usar água no lugar do caldo de legumes se preferir, mas o caldo de legumes deixa o cuscuz mais saboroso. Aqui usei uma mistura de temperos do Marrocos chamada Ras-al-Hanout, mas você pode fazer sua própria combinação usando temperos como cominho em pó, páprica, açafrão e até mesmo lemon pepper.

Em seguida, corte os tomatinhos e pique fino o coentro. Deixe separado para serem incorporados na receita mais para frente.

Quando o caldo ferver, coloque sobre o cuscuz em uma tigela e abafe com um prato por cerca de 10 minutos - nesse tempo, o cuscuz vai hidratar e absorver todo o caldo.

Enquanto isso, leve uma frigideira com um pouco de azeite para esquentar e vamos refogar a abobrinha e a cenoura. Se preferir, você pode misturar a abobrinha e a cenoura junto com o cuscuz antes de juntar o caldo - assim elas "cozinham" e ficam macias com o caldo quente, mas eu gosto de refogar, porque traz uma camada de sabor a mais para o cuscuz. Deixe apenas dourar um pouco e murchar.

Quando o cuscuz estiver hidratado, dê uma soltada nos grãos com um garfo.

Misture a cenoura e a abobrinha refogadas, os tomatinhos cortados e o coentro picado. Tempere com sal e os temperos que preferir e regue com um fio de azeite. Por fim, adicione umas gotinhas de suco de limão e misture.

Seu cuscuz marroquino tradicional está pronto para ser servido. Fica perfeito para acompanhar kafta, uma carne ou um peixe. Você ainda pode colocar um molhinho de iogurte natural e tahine. Não deixe compartilhar abaixo, nos comentários, o que você achou desta receita.

Se você gostou da receita de Cuscuz marroquino tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de outros arroz e cereais.
Este cuscuz marroquino tradicional já uma delícia sozinho, mas vai ficar ainda melhor se for combinado com um peixe ou carne bem feitos. Você vai experimentar uma explosão de sabores.
- Receita de Kafta
- Receita de Filé de peixe no forno com batata
- Receita de Paleta de porco assada
Valor nutricional
(por pessoa)
- Calorias: 223,3 kcal
- Proteínas: 5,3 g
- Gorduras: 6,7 g
- Carboidratos: 35 g
- Fibra: 4 g