Receita de Cuscuz nordestino temperado

Receita de Cuscuz nordestino temperado

Eu sou uma apaixonada por cuscuz por diversos motivos: a cor que ele traz para o prato, a simplicidade, sua versatilidade. Existem mil formas de prepará-lo e essa versão de cuscuz nordestino temperado é uma das minhas formas favoritas. No café da manhã ou no almoço, cuscuz é sempre bem-vindo. E se for um cuscuz nordestino bem temperado então, hhhmm, irresistível!

Aqui no TudoReceitas nós vamos ensinar a preparar esse clássico da cozinha brasileira muito fácil de fazer e cheio de sabores e texturas: cuscuz nordestino temperado. Confira o passo a passo com fotos e faça logo para variar no seu cardápio.

2 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Ao vapor, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Cuscuz nordestino temperado:
1

Separe os ingredientes. Se desejar, acrescente mais bacon/ovo ou linguiça - a quantidade aqui é a gosto.

2

Misture a farinha de milho com sal e em seguida hidrate-a com a água - é preciso que ela fique com uma textura de areia molhada, bem hidratada mesmo. Deixe por 10 minutos.

3

Preencha o fundo da cuscuzeira com água e encaixe o cesto de vapor. Coloque a farinha de milho hidratada e leve para cozinhar por mais ou menos 15 minutos no vapor, até o cuscuz ficar bem amarelinho.

Dica: Existem outras formas de preparar o cuscuz (no microondas, por exemplo) mas o clássico cuscuz nordestino é preparado na cuscuzeira e realmente é o melhor método, o que deixa o cuscuz bem macio. Então se puder, invista em uma cuscuzeira!

4

Enquanto o cuscuz cozinha prepare os acompanhamentos: frite o bacon, a linguiça e o ovo. Uma atenção especial no ovo: deixe-o bem cremoso, para dar uma textura a mais no prato.

5

Agora é só montar o prato da forma que preferir. Pra finalizar, coloque uma (ou várias) pitadas de pimenta caiena por cima do cuscuz.

6

Prepare hoje mesmo essa delícia de farofa de cuscuz temperado e conte para a gente o que você achou! Bom apetite e veja também estas receitas de cuscuz:

  • Cuscuz nordestino no microondas
  • Cuscuz mole de festa junina
  • Cuscuz paulista de sardinha

Se você gostou da receita de Cuscuz nordestino temperado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cuscuz. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.