Receita de Cuscuz paulista de sardinha

Receita de Cuscuz paulista de sardinha
Imagem: qualityrefeicoes.com.br

O cuscuz de sardinha é um dos pratos salgados que não pode faltar nas festas juninas! Além de ser bem prático de fazer, geralmente agrada a todos e é bem econômico. Continue aqui no TudoReceitas para saber como fazer cuscuz de sardinha!

Nesta receita de cuscuz temperado com sardinha vai farinha de milho para cuscuz, do tipo flocão, e também um pouco de farinha de mandioca, porque ela ajuda a dar liga entre todos os ingredientes. O resultado deve ser um cuscuz cremoso mas firme, para não desmanchar na hora de desenformar.

Abaixo contamos para você todos os detalhes desta receita de cuscuz nordestino com sardinha, prepare na sua casa!

4 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular nas Festas Juninas, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Cuscuz paulista de sardinha:
1

Leve ao fogo uma panela com o azeite. Quando estiver quente refogue a cebola e o alho nele até começarem a dourar. Depois coloque a seleta de legumes escorridos, a azeitona e o molho de pimenta, se você quiser. Deixe refogar por mais 1-2 minutos.

2

Seguidamente coloque a água e a farinha de mandioca e, pouco a pouco enquanto mexe, adicione a farinha de milho. Tempere com sal e pimenta a gosto e mexa até este cuscuz de sardinha ficar cremoso, porém firme.

Dica: A farinha de mandioca ajuda a dar liga nos ingredientes. Se você não tiver ela pode substituir por farinha de rosca.

Imagem: monicaontheroad.com
3

Desligue o fogo e coloque o cheiro verde e 1 lata de sardinha com o molho. Misture a sardinha no cuscuz, porém sem amassar demasiado. Transfira a mistura para uma forma de pudim ou de bolo bem untada e decorada com as rodelas de ovo e a restante sardinha. Pressione com uma colher ou espátula, para o cuscuz ficar bem compacto.

Dica: Se o cuscuz ficar muito mole após adicionar o molho de sardinha corrija o ponto com mais farinha de milho ou de mandioca.

Imagem: semmedida.com
4

Reserve seu cuscuz paulista de sardinha na geladeira por 2-4 horas, desenforme e pode servir! Delicie-se com este cuscuz recheado com sardinha e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de cuscuz para festa junina? Veja estas ideias:

  • Cuscuz de sardinha simples
  • Cuscuz à paulista fácil
  • Cuscuz mole de festa junina
Imagem: qualityrefeicoes.com.br

Se você gostou da receita de Cuscuz paulista de sardinha, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cuscuz. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.