Receita de Doce de abóbora em pedaços com cal

Receita de Doce de abóbora em pedaços com cal

Sabe aquele doce de abóbora em quadradinho que fica crocante por fora e macio por dentro? Tem um truque e ele se chama cal virgem, um pó branquinho usado em construção e ingrediente obrigatório usado pelas doceiras do interior quando querem fazer esse tipo de doce tradicional!

Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você essa receita de doce de abóbora em pedaços com cal que com certeza vai trazer memórias de infância! Ele é bem simples de preparar e exige pouco tempo de fogão. Confira abaixo todos os detalhes e passo a passo em fotos de como fazer doce de abóbora crocante e delicie todos!

4 convidados 4h Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Doce de abóbora em pedaços com cal:
1

Comece por descascar a abóbora e retirar as sementes. Depois corte em fatias com cerca de 2 dedos de espessura e pique em pedaços pequenos.

Dica: Que tipo de abóbora é boa para fazer doce? Prefira usar a abóbora de pescoço, também chamada de abóbora seca, ou a abóbora moranga.

2

Coloque a abóbora numa vasilha grande, cubra com água, junte a cal e mexa. Deixe de molho por 3 horas.

Qual a função do cal no doce de abóbora?

No preparo do doce de abóbora, a cal virgem é responsável por deixar a abóbora com uma consistência crocante por fora e macia por dentro. Além disso ajuda o organismo a absorver 27% mais cálcio. Você pode adquirir facilmente a cal virgem em casas ou lojas de materiais de construção.

3

Após esse tempo escorra a abóbora e enxague com água corrente. Coloque numa panela o açúcar, 1 xícara de água, o cravo e a canela em pau e leve ao fogo. Quando essa calda ferver, coloque a abóbora e deixe cozinhar por 20-30 minutos.

4

Por fim retire a abóbora caramelada do fogo e coloque numa peneira, para secar. Finalize polvilhando o açúcar cristal ou nozes picadas e está pronto seu delicioso doce de abóbora tradicional! Prove e diga nos comentário o que você achou.

Procurando mais receitas doces com abóbora? Veja como fazer:

  • Doce de abóbora com coco
  • Abóbora cristalizada
  • Pudim de abóbora com leite condensado

Se você gostou da receita de Doce de abóbora em pedaços com cal, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces e geleias. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.