Receita de Doce de ameixa caseiro

Receita de Doce de ameixa caseiro

Para quem gosta de doces e compotas, o doce de ameixa é um dos melhores! A frutinha fica deliciosa desse jeito e é uma excelente forma de aproveitar as ameixas que estão ficando maduras demais, sejas as ameixas amarelas ou as pretas.

Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você esta receita de doce de ameixa caseiro para você preparar em 4 passos simples. O resultado é delicioso e combina muito bem com pão, torradinhas e até doce de leite, se você quiser preparar um creme de pavê ou recheio de bolo caprichado com doce de ameixa e esse ingrediente!

Confira abaixo todos os detalhes, passo a passo em fotos e truques e prepare logo esta sobremesa de ameixa!

4 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Popular no Outono-Inverno, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Doce de ameixa caseiro:
1

Comece por lavar bem as ameixas, cortar pela metade e retirar o caroço. Relembramos que pode preparar esta receita com ameixa amarela ou ameixa preta.

Dica: Se quiser, pique as ameixas finamente, desse jeito elas cozinharão mais depressa.

2

Coloque as ameixas numa panela e junte a água, o açúcar e o pau de canela. Leve ao fogo médio-baixo e mexa de vez em quando até ferver. Quando ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 1 hora, mexendo de vez em quando para evitar queimar no fundo.

Dica: Se você quiser pode substituir metade da quantidade da água por vinho do Porto, assim seu doce de ameixa ficará mais gostoso!

3

Após esse tempo as ameixas deverão estar bem macias. Desligue o fogo, retire a canela e deixe o doce esfriar um pouco. Depois bata no liquidificador ou com o mixer de mão até virar um doce lisinho. Devolva à panela e deixe cozinhar até o ponto de estrada.

Dica: O ponto de estrada é quando você passa a colher no fundo da panela e o doce demora para se unir novamente.

4

Desligue o fogo, divida o doce de ameixas frescas ainda quente por portes de vidro esterilizados, para que se forme vácuo naturalmente, e tampe. Reserve em um local escuro e seco por 3 meses. Depois de abrir, reserve na geladeira e consuma em 1 semana.

Desfrute deste doce de ameixa com torradinhas e diga nos comentários o que você achou! Veja também estas receitas com ameixa:

  • Ameixas em calda
  • Molho de ameixa para carne
  • Manjar de coco com calda de ameixa

Se você gostou da receita de Doce de ameixa caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces e geleias.