Receita de Doce de figo para passar no pão

Receita de Doce de figo para passar no pão

O figo é uma fruta muito comum nas estações quentes e é uma delícia para comer ao natural ou depois de cozinhado, em preparações como doces e tortas. Esta receita de doce de figo para passar no pão é perfeita para os dias quentes, já que fica especialmente gostosa quando reservada na geladeira para comer fresquinha. Por ser rica em açúcar naturalmente presente na fruta, é um doce que confere muita energia.

Quer saber como fazer doce de figo caseiro? Aqui no TudoReceitas compartilho com você esta receitinha da minha vovó. Preste atenção no passo a passo em fotos e experimente!

4 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Doce de figo para passar no pão:
1

Lave cuidadosamente os figos com água corrente e seque. Depois corte fora a extremidade comprida e corte cada figo em 4 partes.

Dica: Nesta receita usei figos roxos, mas você pode usar figos verdes.

2

Coloque uma panela no fogo alto com a água e os figos. Deixe até começar a ferver.

3

Depois de ferver, adicione o açúcar e o suco de limão e misture. Baixe para o fogo médio-baixo e deixe cozinhar por 40-60 minutos, mexendo de vez em quando, para a mistura do doce de figo não grudar no fundo da panela.

4

A consistência do doce de figo para passar no pão depende do seu gosto. Você pode deixar os pedacinhos de figo inteiros ou esmagá-los com a colher.

Dica: Faça o teste da consistência do doce: coloque um pouco do doce num prato e incline o prato. Se o doce escorrer rápido, significa que ainda está líquido e deve cozinhar mais um pouco. Se escorrer lentamente, está na consistência ideal e não precisa cozinhar mais.

5

Quando o doce de figo caseiro estiver pronto, coloque em frascos esterilizados e feche bem. Guarde num armário da cozinha por 3-4 meses. Após aberto, coloque na geladeira e consuma em 1-2 semanas. Bom apetite!

Procurando mais receitas de doces e compotas caseiras? Veja estas sugestões:

  • Doce de banana para cortar
  • Doce de jaca caseiro
  • Doce de caju

Se você gostou da receita de Doce de figo para passar no pão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces e geleias.