Receita de Doce de goiaba em calda caseiro

Receita de Doce de goiaba em calda caseiro

O doce de goiabada em calda é uma receita muito popular em vários países da América Latina e um jeito delicioso de aproveitar uma grande quantidade de goiabas. Esta receita de doce de goiaba em calda caseiro que apresentamos no TudoReceitas é bem fácil e econômica: você só precisa de goiabas, açúcar, limão, água e cravinho. Confira abaixo o passo a passo e aproveite suas goiabas transformando-as nesta sobremesa de goiaba incrível!

10 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Doce de goiaba em calda caseiro:
1

Comece por descascar as goiabas usando uma faca ou descascador.

2

Em seguida corte as goiabas ao meio e retire a polpa e as sementes com uma colher, cuidando para não romper as casquinhas.

3

Esmague a polpa da goiaba com um garfo ou bata no liquidificador, para que fique em purê. Depois passe por um coador, para filtrar as sementes.

4

Agora começamos cozinhando o doce de goiaba em calda caseiro! Coloque a polpa numa panela junto com os restantes ingredientes: o açúcar, a água, a raspa de limão e os cravinhos. Leve ao fogo alto.

Dica: Reserve o suco de limão para acrescentar no final do preparo desta receita.

5

Deixe o doce cozinhar até ferver. Nesse momento conte 5 minutos fervendo e baixe o fogo.

6

Só nesse momento você acrescenta as casquinhas de goiaba. Deixe cozinhar na calda até ficarem macias, o que demorará cerca de 45 minutos.

Dica: De vez em quando mexa o doce de goiaba, com cuidado para não quebrar as casquinhas.

7

Você saberá que as casquinhas de goiaba estão prontas quando estiverem macias, mas sem desmanchar, e com uma coloração mais avermelhada. A calda deve pingar em forma de fio, ela não ficará espessa como caramelo. Acrescente o suco de limão, misture e desligue o fogo.

8

Quando o doce estiver pronto retire os cravinhos e a raspa de limão, transfira para uma tigela e deixe esfriar antes de reservar na geladeira. Se você preferir pode colocar o doce em frascos de vidro esterilizados, nesse caso não precisa esperar esfriar.

9

Está pronto seu doce de goiaba em calda caseiro! Sirva com torradinhas e ricota (a combinação é simplesmente perfeita!) e diga nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas com goiaba? Confira estas sugestões:

  • Goiabada cremosa;
  • Geleia de goiaba;
  • Pudim de goiaba.

Bom apetite!

Se você gostou da receita de Doce de goiaba em calda caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces e geleias. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.