Receita de Doce de leite caseiro e cremoso

Receita de Doce de leite caseiro e cremoso

Doce de leite é um clássico que combina com tudo: bolos, frutas, tortas, panquecas, biscoitos. Sem dúvidas é um dos meus doces favoritos! Mas você já tentou fazer esse doce tão tradicional na sua casa? Hoje no TudoReceitas nós vamos te ensinar o passo a passo e mostrar em fotos cada fase desse preparo com dicas do que fazer (e do que não fazer) durante o cozimento.

É importante dizer que é uma receita de longo preparo e, portanto, exige tempo. Vale a pena no final? Quando você colocar a primeira colherada do seu doce de leite caseiro na boca vai valer cada minuto de espera e cuidado! Confira a receita completa desse doce de leite caseiro e cremoso logo abaixo.

4 convidados 3h Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Doce de leite caseiro e cremoso:
1

Separe os ingredientes. Use uma panela grande e uma colher de pau com cabo longo para mexer o doce de leite.

2

Misture o açúcar e o leite e mexa bem.

3

Leve ao fogo baixo e, assim que o leite começar a formar bolhinhas, adicione o bicarbonato de sódio. Mexa bem novamente.

4

Mantenha o leite no fogo baixo durante todo o preparo. É uma receita de preparo lento mesmo. Na primeira fase do cozimento o leite ficará com essa cor amarelada.

5

Em seguida o leite ficará espumoso, vai ferver e pode até transbordar. Então fique sempre de olho na panela, mexa sempre e tire a panela do fogo por alguns segundinhos sempre que o leite começar a subir.

6

O leite voltará a ficar amarelo e levemente espumoso. Mas não se engane: é bem provável que ele ferva novamente e volte a subir. E foi exatamente o que aconteceu aqui durante o preparo: em um momento de distração o leite ferveu novamente, transbordou e precisei trocar de panela. Então fique de olho sempre!

7

Além de ficar atento à possibilidade do leite ferver e transbordar, é necessário mexer sempre e principalmente quando começar a ficar com esse lindo tom de caramelo que mostro na foto.

8

Agora o seu doce de leite caseiro ficará cada vez mais liso e escuro. Continue mexendo, para evitar que queime no fundo.

9

Quando começar a ficar cremoso, soltando do fundo da panela (como um brigadeiro) e nesse tom caramelo, hora de desligar o fogo. O doce de leite vai endurecer depois de frio e, como queremos um doce de leite cremoso, essa é a hora de desligar.

10

Para deixar o creme de leite cremoso, bata ainda quente em um processador ou na batedeira. Depois de mais ou menos 2h30m seu doce de leite caseiro está pronto!

11

O tempo de preparo do doce de leite caseiro na panela pode variar mas, de fato, é uma receita para aqueles dias que você quer preparar algo muito especial - e um cremoso doce de leite é muito mais que especial! Prepare na sua casa também e conte pra gente nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Não sabe como usar doce de leite? Confira estas sugestões:

  • Canjica de doce de leite
  • Cuca recheada com doce de leite
  • Torta gelada de doce de leite

Se você gostou da receita de Doce de leite caseiro e cremoso, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doce de leite.