Receita de Doce de leite coalhado

Receita de Doce de leite coalhado

Esta receita de doce de leite coalhado é super simples com poucos ingredientes! Dependendo da região do Brasil que em você está, você pode conhecer este doce como doce de leite talhado, doce de leite azedo, ambrósia, cachorrada ou doce de leite cachorrada. O doce pode ser preparado como receita base para outras receitas de doce e também pode ser servido quente após o preparo.

Continue aqui no TudoReceitas para descobrir como que faz doce de leite coalhado. Confira nosso passo a passo em fotos e prepare facilmente para deliciar toda a família!

4 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Doce de leite coalhado:
1

Leve ao fogo médio-baixo uma panela com o açúcar e deixe derreter até virar caramelo. Se você quiser pode adicionar também a canela e os cravos neste passo, para aromatizar seu doce de leite azedo.

Dica: Se você usar leite de saquinho a receita rende mais, porque esse leite contém mais gordura. Quando mais escuro ficar seu caramelo, mais marrom será o doce de leite coalhado.

2

Adicione o leite lentamente. Quando terminar de adicionar o leite, fique mexendo para dissolver os pedaços de caramelo.

Dica: Se o caramelo estiver muito quente o leite irá respingar, por isso tome cuidado nesse passo.

3

Em seguida adicione o suco de limão, mexa levemente e espere o leite levantar fervura e talhar. Nesse momento baixe o fogo e deixe cozinhar por 20-30 minutos ou até secar e se formarem grumos, como na foto.

Dica: Você saberá que o leite talhou quando o soro começar se separando.

4

Deixe seu doce de leite talhado no fogo até ele ficar na consistência da sua preferência (mais sequinho ou com alguma calda). Sirva morno ou geladinho e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas com leite coalhado ou azedo? Veja estas sugestões:

  • Coalhada cremosa
  • Bolo com leite azedo
  • Pão de forma com aveia e soro de leite

Dica: Algumas pessoas gostam de servir este doce de leite com queijo ralado por cima. Experimente!

Se você gostou da receita de Doce de leite coalhado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doce de leite. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.