Receita de Doce de mamão com rapadura

Receita de Doce de mamão com rapadura

Doce de mamão: esse é o tipo de doce que nos remete a lembranças de infância, dos tempos que parávamos para saborear aquele docinho caseiro feito pelas avós! A receita que apresentaremos aqui, também conhecida como furrundu na região de Mato Grosso, é de um delicioso docinho de mamão feito com rapadura e coco, com aquele sabor e aroma marcantes do cravo e da canela!

Para fazer o seu doce, o mamão precisa estar verde ou "de vez" (estágio entre verde e maduro, com a polpa firme). O resultado é maravilhoso e com certeza você irá gostar!

Vamos à receita de doce de mamão com rapadura então? Acompanhe agora o passo a passo com fotos e dicas para preparar esse doce cuiabano aqui no TudoReceitas!

6 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Doce de mamão com rapadura:
1

Comece separando os ingredientes que você irá usar para preparar o doce de mamão. Faça pequenos riscos na casca da fruta com uma faca, a fim de extrair o leite que costuma amargar o doce. Após isso, aguarde 1 hora para dar início à receita.

Dica: O mamão precisa ser preferencialmente verde ou pode estar no início do estágio de amadurecimento, porém é preciso que a polpa da fruta esteja firme para passar pelo ralador.

2

Abra o mamão ao meio e retire as sementes. Descarte as cascas.

Dica: A fruta que utilizamos estava com a polpa bem firme, embora estivesse com a coloração de quase madura.

3

Em seguida rale o mamão no ralador grosso.

4

Numa panela média, coloque o mamão ralado com água cobrindo a fruta e deixe aferventar por 30 minutos.

5

Escorra a água da panela. Esse processo é importante para extrair o leite do mamão e evitar que o doce tenha um sabor amargo.

6

Para extrair toda a água da fruta, utilize um pano fino e limpo.

7

Numa panela coloque o mamão ralado e os demais ingredientes: a rapadura em pedaços, os cravos, a canela e a água (1 xícara e meia).

8

Deixe o doce cozinhando cerca de 20 minutos ou mais, até a rapadura derreter completamente e o doce ficar levemente cremoso.

Dica: Se você preferir doce com mais calda, basta acrescentar mais água e mais rapadura e levar ao fogo novamente até incorporar todos os ingredientes.

9

Desligue o fogo e espere o doce ficar morno ou frio para colocar numa compoteira. Sirva a seguir!

10

Esperamos que tenha gostado desta receita de furrundu, um doce de mamão típico da culinária da baixada cuiabana e também da região do pantanal mato-grossense. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas com mamão? Veja como fazer:

  • Suco de mamão
  • Doce de mamão verde
  • Doce de mamão maduro fácil

Se você gostou da receita de Doce de mamão com rapadura, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces e geleias. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.