Receita de Doce de mamão cristalizado

Receita de Doce de mamão cristalizado

Doces caseiros sempre nos remetem a gostosas lembranças, não é mesmo?

Esse doce de mamão cristalizado que estamos trazendo para vocês é simplesmente delicioso e requer poucos ingredientes! É uma receita que mesmo sendo um pouco demorada, nos conquista pelo resultado final. Você terá um doce lindo e delicioso para colocar em uma compoteira ou até para presentear, se quiser!

O doce que iremos apresentar foi feito com mamão verde, água, açúcar, canela, cravos e bicarbonato de sódio (segredinho especial para fazer com que o doce fique firme e crocante por fora e super macio por dentro)! Ficou com curiosidade para saber como preparar esse doce com gosto de infância? Então, acompanhe agora todos os detalhes dessa receita de doce de mamão cristalizado passo a passo com fotos aqui no TudoReceitas!

5 convidados 24h Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Doce de mamão cristalizado:
1

Separe os ingredientes necessários para preparar esta receita de mamão cristalizado. Sugerimos que utilize o mamão verde, portanto o preparo terá alguns processos importantes para que o mamão fique sem o gosto amargo que a fruta verde costuma ter.

Dica: se quiser preparar o doce em maior quantidade, dobre a receita.

2

É muito importante que a fruta seja higienizada em solução de água com hipoclorito de sódio. Deixe nessa solução pelo menos por 15 minutos e, em seguida, lave-o em água corrente.

3

Em seguida, faça cortes (riscos) na casca do mamão no sentido do comprimento para extrair a seiva da fruta, evitando assim que o doce fique com gosto amargo. Espere 1 hora, pelo menos, e em seguida corte o mamão e retire suas sementes.

4

Corte o mamão em quadradinhos de tamanhos parecidos (mantendo a casca).

5

Prepare uma solução com 1 litro de água filtrada e 1 colher cheia de bicarbonato de sódio e deixe os pedacinhos do mamão nessa solução por, pelo menos, 30 minutos. Esse processo é muito importante para que o doce fique crocante e firme por fora e macio e suculento por dentro.

6

Após esse tempo, fure os pedacinhos de mamão com um garfo (isso irá contribuir para que a calda penetre na fruta e lhe garanta mais sabor).

7

O passo seguinte desta receita de doce de mamão cristalizado é colocar os pedaços de mamão na panela com água (quantidade suficiente para cobrir os pedaços da fruta), para seu primeiro cozimento. O mamão irá cozinhar ao mesmo tempo que a calda, em panelas separadas.

8

Para preparar a calda, leve ao fogo 1 litro de água filtrada, 700 gramas de açúcar, cravos e canela. Deixe cozinhando por cerca de 30 minutos em fogo médio até que a calda comece a ficar em ponto de fio, como mostra a foto.

9

Depois desse tempo, escorra o mamão cozido e, com ele ainda quente, junte na panela com a calda de açúcar.

10

Deixe o mamão cozinhando na calda por mais 20 minutos ou até que os pedaços da fruta fiquem translúcidos e brilhosos, como na foto. Desligue o fogo neste momento e deixe esse doce descansar até o dia seguinte nesta calda.

11

No dia seguinte, leve o doce ao fogo médio novamente até que a calda comece a espumar, como mostra a foto. Isso pode levar cerca de 20 minutos ou menos. A partir desse momento, deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando, para que todos os pedaços comecem a cristalizar lentamente.

12

Retire os pedaços de mamão cristalizados e deixe-os escorrendo numa escumadeira ou peneira para retirar o excesso da calda.

13

Passe os pedacinhos de mamão cristalizados ainda mornos no açúcar cristal e coloque-os num pote aberto, para que sequem.

14

Seu doce de mamão verde cristalizado está pronto para ser saboreado! Você poderá conservá-lo em compoteiras por até 10 dias.

15

Esperamos que tenha apreciado a receita de doce de mamão cristalizado e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Veja também estas sugestões de como fazer frutas cristalizadas passo a passo:

  • Figo cristalizado passo a passo
  • Doce de mamão maduro fácil
  • Jabuticaba cristalizada

Se você gostou da receita de Doce de mamão cristalizado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces e geleias. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.