Receita de Éclairs au chocolat

Receita de Éclairs au chocolat
Imagem: koshercamembert.wordpress.com

O éclair, chamado de bomba no Brasil, é uma sobremesa de origem francesa, com recheio cremoso e cobertura. É um dos doces que mais se destaca nas montras das padarias e, com a ajuda do TudoReceitas.com, você poderá aprender como preparar éclairs au chocolat, ou seja, bomba de chocolate. Confira abaixo como!

4 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas de França
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para rechear:
  • Para a cobertura:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para preparar a bomba de chocolate, o primeiro passo é fazer a massa choux. Se nunca tiver feito essa massa antes, aconselho que confira a receita detalhada de massa choux; se se sentir confiante nesse preparo, comece por levar ao fogo uma panela com a água e a manteiga.

Imagem: naturalemistico.blogspot.pt
2

Quando a água ferver, retire do fogo, acrescente os ingredientes secos e misture muito bem. Leve de novo ao fogo, desta vez fogo baixo-médio, e cozinhe a massa por 2-3 minutos, para secar.

Imagem: atelieadocandovidas.blogspot.pt
3

O passo seguinte da massa para bomba é colocar a massa numa tigela (de preferência o bowl da batedeira elétrica) e, enquanto mistura, acrescentar os ovos pouco a pouco, até a massa se tornar lisa, elástica e não muito mole, tal como na fotografia. Pode não ser necessário adicionar todo o ovo, por isso vá com calma e observe o ponto da massa.

Imagem: craftsy.com
4

Com a massa pronta, coloque num saco de confeiteiro e desenhe "salsichas" num tabuleiro de forno forrado com papel manteiga. Não deposite massa demais, pois ela irá crescer bastante. Leve a assar no forno preaquecido a 180ºC por cerca de 20 minutos, ou até dourar.

Imagem: thebault.no-ip.org
5

Enquanto a massa choux assa, prepare o recheio dos éclairs au chocolat, que será creme de confeiteiro ou, em francês, crème pâtissière. Comece por misturar o ovo, a gema de ovo, o açúcar e o amido de milho numa vasilha.

Imagem: debgikovate.wordpress.com
6

Acrescente o leite e a essência de baunilha e misture novamente. Leve ao fogo médio, mexendo sempre e, quando a mistura engrossar, baixe o fogo e cozinhe por mais 3 minutos.

Imagem: atdigital.com.br
7

Após o passo anterior, o recheio das bombas de chocolate está pronto, reserve na geladeira coberto com filme plástico, para esfriar um pouco.

Imagem: blogreceitasdalu.wordpress.com
8

Quando a massa estiver assada, deixe esfriar um pouco e recheie o creme anterior. Você pode fazer isso de duas formas: abrindo os éclairs ao meio ou fazendo um furinho numa das pontas e inserindo o creme com um saco de confeiteiro.

Imagem: homemadepirouettes.blogspot.pt
9

Prepare a ganache de chocolate, que será a cobertura dos éclairs: pique o chocolate e derreta no microondas em potência alta, de 30 em 30 segundos, parando para mexer. Acrescente o creme de leite e a manteiga e misture tudo muito bem (se não ficar homogêneo, leve ao fogo durante uns segundinhos).

Imagem: beetnikrecipes.com
10

Se a ganache estiver muito líquida, deixe esfriar um pouco e, depois, cubra os éclairs au chocolat com ela. Reserve na geladeira por 30 minutos a 1 hora, e sirva em seguida. Bom apetite!

Imagem: sundiegoeats.com

Se você gostou da receita de Éclairs au chocolat, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Éclairs. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.