Receita de Empadão de bacalhau simples

Receita de Empadão de bacalhau simples
Imagem: tatadiversos.blogspot.com

Aprenda com o TudoReceitas.com a preparar um saboroso empadão de bacalhau, perfeito para a Semana Santa, Natal ou para aproveitamento de sobras de bacalhau. Tudo o que você precisa saber acerca da receita de empadão de bacalhau simples indicamos abaixo, com o passo a passo ilustrado. Por essa razão não espere mais, confira já os ingredientes e modo de preparo, e faça em sua casa!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas para Semana Santa, No forno
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para o recheio:
Como fazer Empadão de bacalhau simples:
1

Para preparar esse empadão comece por fazer a massa: misture a farinha com a manteiga e o sal, até virar uma farofa. Abra uma cova ao centro, coloque aí os ovos batidos, e comece envolvendo com a massa, em movimentos circulares.

Dica: Pode preparar a massa na batedeira.

Imagem: oquetemnageladeirahoje.com
2

Misture muito bem os ovos com a farinha e, depois, amasse e sove a massa até ficar homogênea e lisinha, desgrudando. Modele em forma de bola, embrulhe com plástico, e reserve por 30 minutos na geladeira.

Imagem: receitasmil.com.br
3

Enquanto isso, prepare o recheio de bacalhau: leve ao fogo médio uma panela com o azeite, e refogue as cebolas e os alhos picados.

Imagem: acozinhadacacau.com.br
4

Quando a cebola ficar transparente, acrescente o bacalhau, misture e deixe refogar até secar. Tempere com sal e pimenta e junte a salsinha, desligue o fogo e deixe esfriar.

Imagem: acozinhadacacau.com.br
5

Para montar o empadão, separe a massa em duas partes, sendo que uma delas deverá ser ligeiramente maior. Abra a massa maior entre duas folhas de plástico filme ou plástico, e cubra a forma de torta com ela.

Dica: Se preferir, pode abrir a massa diretamente na forma, com as mãos.

Imagem: laquichetarte.wordpress.com
6

Coloque o recheio de bacalhau na forma, e alise. Abra a outra metade de massa do mesmo jeito que fez com a primeira, e cubra o recheio com ela. Feche as beiradas, pincele o empadão com os ovos batidos, e leve a assar no forno preaquecido a 180ºC por cerca de 50 minutos.

Dica: A massa que sobrar, você pode usar como decoração do empadão.

Imagem: ehmainha.com
7

Depois de assar, seu empadão de bacalhau simples está finalmente pronto! Sirva quente, acompanhado com salada fresca, e bom apetite!

Imagem: tatadiversos.blogspot.com

Se você gostou da receita de Empadão de bacalhau simples, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau.