Receita de Empadão de filé de peixe

Receita de Empadão de filé de peixe

Vamos variar a tortinha de frango? Que tal fazer uma torta usando peixe? Se você nunca provou não torça o nariz, hein! Apesar de parecer estranho, a torta de peixe é fantástica! Eu acrescento brócolis e couve flor, mas pode adicionar o legumes que preferir ou, se estiver querendo esbanjar, coloque também camarões!

Esta é uma receita de torta de peixe com massa podre, também chamada de empadão de filé de peixe. E sabe de uma coisa? Essa torta tem apenas o topo com massa, ou seja, menos trabalho e menos massa, eu adoro! Vem aprender a fazer essa receita diferentona aqui no TudoReceitas! Confira abaixo o passo a passo em fotos da minha receita de empadão de peixe que com certeza vai deixar você com vontade de provar.

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas para Semana Santa, No forno
Ingredientes:
Como fazer Empadão de filé de peixe:
1

Comece sua super torta de peixe derretendo 1 colher de sopa de manteiga numa panela funda junto com a farinha. Mexa sempre, por uns 2 minutos.

2

Adicione o leite e mexa continuamente, para não empelotar, até começar a ferver o leite. Essa é a base do molho branco que vai deixar esta torta de peixe cremosa e gostosa!

3

Agora chegou a hora de temperar o molho: adicione a cúrcuma, o sal e a pimenta. Mexa bem e cozinhe o leite em fogo baixo com os temperos por uns 3 minutos, até a cor do molho ficar bem vibrante.

Dica: Fique livre para adicionar o sabor que quiser: páprica, coentro, alho/cebola em pó, noz moscada...

4

Adicione o peixe que você escolheu (corte o peixe em quadrados grandes) e aumente o fogo.

Dica: Para esta receita de torta salgada de peixe aconselho você usar filé de peixe sem espinhas, porque é mais fácil e rápido para cozinhar. Pode ser peixe branco (tilápia, dourada, bacalhau, merluza...) ou até mesmo salmão.

5

Assim que o molho com o peixe ferver, adicione os legumes picados e cozinhe tudo por 5 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo e reserve - os legumes terminarão de cozinhar no forno.

Dica: Outras sugestões de legumes: cenoura, palmito, alho poró, pimentão... somente evite usar legumes que soltem água, como a abobrinha, berinjela, tomate, entre outros.

6

Prepare a massa de empadão: junte a farinha com a manteiga gelada em cubos usando um processador ou a ponta dos dedos. Misture os dois, até ficar parecendo uma areia.

7

Aos poucos vá adicionando a água gelada, só até a massa começar a ficar úmida e você conseguir unir todos os "pedaços" num só. Se necessário, coloque mais 1 ou 2 colheres de sopa de água gelada.

Dica: Esta massa de empadão de peixe dispensa ovo, é a água gelada que dá liga entre a farinha e a manteiga.

8

Junte a massa, embrulhe num papel filme e leve para geladeira por 20 minutos, para firmar. Esse é o tempo necessário para o recheio dar uma esfriada também.

9

Coloque o recheio numa travessa. Abra a massa com a ajuda de um rolo e use-a para cobrir a travessa e o recheio.

Dica: Abra a massa sobre o papel filme, assim fica mais fácil de transferir a massa para a forma sem quebrar ela.

10

Com a ajuda de um garfo aperte as laterais da massa na travessa e faça um furo no meio da torta, para permitir que o calor escape. Por último pincele a massa com um ovo batido.

Dica: Eu dei uma enfeitada com gergelim preto também, porque acho que fica bonito, mas é opcional.

11

Leve para assar em forno pré aquecido a 220°C por mais ou menos 20 minutos, até a massa ficar dourada e cozida. Eis que sua torta de peixe especial está mais do que pronta para ser devorada! Não hesite em preparar esta sugestão, que rende também uma ótima torta de peixe para semana santa, e diga nos comentários o que achou.

Procurando mais receitas de torta salgada com massa podre? Veja estas sugestões:

  • Torta de frango com massa podre
  • Tortinha de frango com massa podre
  • Torta de carne com massa podre

Se você gostou da receita de Empadão de filé de peixe, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas salgadas.