Receita de Empadão de frango com massa podre

Receita de Empadão de frango com massa podre

Você já ouviu falar em massa podre? O nome parece estranho, mas trata-se do nome popular que damos para a massa originária da França, que serve para fazermos receitas doces (pâté sucrée) ou receitas salgadas (pâté brisée).

A textura dessa massa é crocante e desmancha na boca, deixando o prato muito apetitoso! Quiches, tortas doces ou salgadas, empadas, empadões e outros pratos muito conhecidos na culinária ficam perfeitos quando feitos com a massa podre.

Vamos apresentar aqui para vocês uma receita de empadão de frango com massa podre e contar qual o segredo da massa podre perfeita e deliciosa! Ficou curioso? Então acompanhe agora aqui no TudoReceitas o passo a passo dessa receita com fotos!

8 convidados 2h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
  • Massa podre simples:
  • Recheio de frango para empadão:
Como fazer Empadão de frango com massa podre:
1

Separe os ingredientes da massa. No caso, o segredo da massa podre para garantir o sucesso está em usar manteiga e água geladas! A quantidade que usaremos de água será relativa, pois será acrescentada aos poucos até atingirmos o ponto ideal da massa.

Dica: a massa podre exige um certo cuidado no seu manuseio, pois enquanto ela é misturada a manteiga poderá começar a derreter com a temperatura das nossas mãos. Então o ideal é que seja trabalhada rapidamente para que descanse na geladeira posteriormente.

2

Num bowl misture a farinha de trigo, o sal e a manteiga gelada com as pontas dos dedos, até formar uma farofa úmida.

Dica: evite usar a palma das mãos neste momento, pois é uma região mais quente que as pontas dos dedos.

3

Adicione o ovo no centro e misture até incorporar à massa. Em seguida, vá adicionando aos poucos a água gelada até que a massa chegue no ponto desejado.

4

A massa estará soltando das mãos e ficará homogênea como mostra a foto abaixo.

Dica: essa não é uma massa elástica e é normal que não fique completamente lisinha, o importante é que fique compacta após ser bem apertada!

5

Embrulhe-a num saco plástico ou plástico filme e deixe-a descansando na geladeira por, pelo menos 30 minutos, enquanto prepara o recheio do empadão.

6

Separe os ingredientes necessários para preparar o recheio de frango do empadão. Pique o tomate (retire as sementes), a cebola e o alho.

Dica: inclua outros ingredientes e temperos no seu recheio, se desejar!

7

Aqueça o azeite de oliva e refogue a cebola e o alho picados. Em seguida adicione o tomate picado e refogue mais um pouco. Acrescente o frango cozido e desfiado e refogue alguns minutos. Por fim, junte o molho de tomate, tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhando por 10 minutos, mexendo de vez em quando.

8

Desligue o fogo e adicione as azeitonas, a salsa picada, o creme de leite e o requeijão cremoso, misturando tudo. Reserve o recheio numa travessa para amornar.

9

Retire a massa da geladeira e divida-a em 2 partes (separe 2 terços para forrar o fundo e a lateral de um refratário médio). Abra a parte maior da massa entre dois sacos plásticos (para facilitar o processo), com o auxílio de um rolo ou de uma garrafa de vidro.

Dica: pré aqueça o forno a 180-200 graus.

10

Forre o fundo e a lateral de um refratário (sem precisar untar) com a massa aberta. Preencha o centro do refratário com o recheio cremoso de frango.

11

Cubra com a outra parte da massa e faça a decoração que desejar com o que sobrar dela. Quando terminar a decoração, pincele a gema (batida com um garfo) sobre a massa e leve para assar em forno pré aquecido a 180-200 graus por aproximadamente 40 minutos ou até o empadão ficar ligeiramente dourado.

Dica: resolvemos decorar trançando a massa. Para isso, abrimos a massa que restou com o rolo (entre dois sacos plásticos) e cortamos tiras não muito finas. Sobre a massa que cobriu o empadão passamos uma tira por debaixo da outra, formando esse efeito.

12

Seu empadão de massa podre com frango está pronto para ser saboreado! Sem dúvidas esse prato irá conquistar a sua família ou os seus convidados num almoço ou jantar bem especial! Experimente servi-lo com arroz com brócolis e uma salada bem colorida, como a salada Juliana!

13

Esperamos que tenha apreciado esta receita de empadão de frango com massa podre caseira e bom apetite!

Procurando mais receitas de empadão? Veja como fazer:

  • Empadão de frango cremoso com palmito
  • Empadão de frango de liquidificador
  • Massa de empadão leve

Se você gostou da receita de Empadão de frango com massa podre, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Frango.