Receita de Empadão de legumes

Receita de Empadão de legumes
Imagem: www.cookeatdelicious.com

Tal como o empadão de palmito, o empadão de legumes é uma receita vegetariana que você poderá preparar para comer em família, ou como comida salgada para festa. No TudoReceitas.com ensinamos você a preparar a massa e o recheio do empadão, e com o passo-a-passo ilustrado você verá que não é tão difícil assim! Confira abaixo como fazer empadão de legumes em casa!

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, No forno
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para o recheio:
Como fazer Empadão de legumes:
1

Preparar esse empadão vegetariano é bem fácil! Comece por fazer a massa, misturando em uma tigela todos os ingredientes respetivos. O resultado deverá ser uma massa homogênea ao gênero farofa úmida.

Dica: Use as mãos para misturar os ingredientes, será mais fácil!

Imagem: receitasnarede.com
2

Separe a massa em duas partes iguais e, com as mãos, espalhe uma dessas partes numa forma de fundo amovível, cobrindo o fundo e laterais. A outra metade de massa você abre sobre plástico filme, formando um disco para tampar o empadão. Reserve as duas massas na geladeira.

Imagem: asdeliciasdodudu.com.br
3

Enquanto a massa esfria, o passo seguinte é preparar o recheio. Comece por cozinhar os brócolis no vapor por 8-10 minutos, ou numa panela com água pelo mesmo tempo.

Dica: Se preferir usar os mesmos legumes da seleta mas crus, pique-os em cubinhos e cozinhe junto com o brócolis.

Imagem: enfimcasada.com.br
4

Em seguida leve ao fogo uma panela com o azeite, e refogue a cebola e os alhos. Quando estiverem macios, acrescente o tomate, misture e deixe cozinhar em fogo médio-baixo por 5 minutos.

Imagem: sodelushious.com
5

Dissolva a farinha no leite, adicione à panela junto com o brócolis e a seleta de legumes. Tempere a gosto com sal e pimenta, e fique mexendo até engrossar. Desligue e deixe esfriar um pouco.

Dica: Para evitar grumos, use um fouet para dissolver a farinha no leite

Imagem: feedingtimeblog.com
6

Com tudo pronto, coloque o recheio na forma com massa, e alise com uma colher. Cubra com o disco de massa ainda grudado no plástico, e retire o plástico. Una as massas nas laterais, faça um furo ao centro, e pincele com as gemas batidas.

Imagem: glutenfreescdandveggie.blogspot.com
7

Leve o empadão de legumes a assar no forno preaquecido a 180ºC por 30-40 minutos, ou até observar que a massa está cozinhada (ela deverá estar dourada e crocante). Retire, sirva ainda quente, e bom apetite!

Imagem: www.cookeatdelicious.com

Se você gostou da receita de Empadão de legumes, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas salgadas.