Receita de Empadão goiano

Receita de Empadão goiano
Imagem: deliciascaseirasformosa.blogspot.pt

O empadão goiano (antes chamado de "empada goiana") é uma torta salgada típica do estado de Goiás, que pode ser recheada de várias formas. O mais característico neste empadão é sua forma e tamanho: a massa é colocada em forminhas individuais com 14 ou 15 centímetros de diâmetro, sendo mais comuns as de 20 centímetros. Aprenda com o TudoReceitas.com a preparar empadão goiano, confira abaixo os ingredientes da massa e sugestão de recheio!

8 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Brasil, Receita tradicional de Goiás
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para o recheio:
Como fazer Empadão goiano:
1

Para fazer esta empada de frango goiana comece por preparar o recheio: leve ao fogo médio uma frigideira com o azeite, e refogue aí a cebola. Quando estiver transparente, acrescente os tomates e o tablete de caldo, mexa e deixe cozinhar até o tomate murchar.

Imagem: cozinhaladob.com.br
2

Os ingredientes a adicionar em seguida são a carne e o cheiro verde. Misture e deixe fritar ligeiramente a carne. Depois desligue o fogo, acrescente o requeijão e o creme de leite, misture tudo e tempere a gosto com sal e pimenta. Deixe esfriar.

Imagem: nossopedemanjericao.blogspot.pt
3

Enquanto o recheio esfria, prepare a massa da empada: em uma bacia grande misture todos os ingredientes (reserve uma das gemas para pincelar a massa no final) com as mãos, por alguns minutos, até desgrudar.

Dica: Se a massa demorar a desgrudar, acrescente um pouco mais de farinha.

Imagem: coisinhasetalblog.com.br
4

Em seguida forme uma bola com a massa e divida em duas, sendo que uma delas deve corresponder a 1/3 da quantidade da bola inicial. Abra a bola maior com um rolo, corte em círculos e forre as forminhas com ela, deixando alguma massa sobrando, como na fotografia.

Imagem: receitaspadaria.wordpress.com
5

Abra também a bola de massa menor e corte em círculos, que irão corresponder à tampa das empadinhas de frango.

Imagem: assimouassado.com
6

Quando o recheio estiver frio, misture nele a mussarela ralada. Recheie as empadas e tampe com os círculos de massa, fechando bem as beiradas com a massa da forma. Pincele com a gema reservada (pode ainda polvilhar um pouco de queijo e oréganos).

Dica: Nesta fase pode também adicionar ao recheio outros ingredientes que não precisam de ir ao fogo, como milho, azeitona, etc.

Imagem: deliciascaseirasformosa.blogspot.pt
7

Leve a assar no forno preaquecido a 200ºC até a massa dourar. Retire, deixe esfriar e delicie-se com esta receita de empadão goiano caseiro. Bom apetite!

Imagem: deliciascaseirasformosa.blogspot.pt

Se você gostou da receita de Empadão goiano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas salgadas. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Dica:

Para agilizar o processo do empadão, compre massa de empadinhas já pronta.