Partilhar

Receita de Empanada de caramelo

 
Por Nelia Oliveira, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 10 novembro 2015
Receita de Empanada de caramelo

As empanadas recheadas com caramelo são um prato típico da pastelaria mexicana, embora cada vez mais as vejamos expostas em pastelarias de todo o mundo. Podemos rechear nossas empanadas doces de caramelo, também conhecido como doce de leite, ou substituir este ingrediente pela geleia que gostarmos mais. Continue lendo esta receita de TudoReceitas.com e descobra os passos para preparar estas deliciosas empanadas de caramelo.

8 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas mexicanas
Ingredientes:
  • Para a masa
  • Para o caramelo
Também lhe pode interessar: Receita de Queijo com doce de leite
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para começar a fazer a massa terá que pegar uma tigela grande e colocar a farinha, o sal e o açúcar e misture tudo. Preaqueça o forno a 250 ° C.

2

Em seguida, adicione a manteiga e mexa bem. Quando ela tiver totalmente integrada e sem grumos, adicione a cola coca ou cerveja pouco a pouco e sem parar de amassar. Conforme a massa começar a tomar consistência você vai ver que terá que amassar com as mãos.

Receita de Empanada de caramelo - Passo 2
Imagem: geluni.com
3

Quando tiver a massa pronta, espalhe-a com um rolo e corte círculos iguai com a boca de um copo a menos que você tenha um molde. Idealmente, os círculos devem ter um diâmetro de 6 cm.

Receita de Empanada de caramelo - Passo 3
Imagem: contutoquedeazucar.com
4

Agora, para a preparação do caramelo. Se quiser, pode comprar este produto já feito. Se você comprá-lo, deve misturá-lo com duas gemas de ovos para que, depois de montada a empanada, o recheio não saia.

5

Para prepara você mesmo o caramelo, deve ferver a lata de leite condensado fechada durante sete horas. Para este passo é muito importante que a lata esteja completamente limpa e sem rótulo. Passadas essas horas, deve misturar o conteúdo da lata com a noz moída.

Receita de Empanada de caramelo - Passo 5
Imagem: comococinar.org
6

Coloque no centro de cada círculo um pouco de caramelo, dobre ao meio e feche-o com ovo batido. Para fechar bem a empanada, é aconselhável pressionar os dentes de um garfo em torno da borda.

Receita de Empanada de caramelo - Passo 6
Imagem: jonarregui.com
7

Quando tiver todas as empanadas fechadas, pique-as no centro para que respirem e polvilhe um pouco de farinha na assadeira que vai usar para o cozimento no forno.

8

Agora, deixe as empanadas de caramelo no forno durante 45 minutos, até dourarem. passado esse tempo, retire-as do forno e ainda quentes polvilhe um pouco de açúcar e canela como uma decoração.

9

Se você não gosta de caramelo, tem a opção de rechear as empanadas com geleia de abacaxi ou do sabor que preferir. Para fazer a geleira precisa de uma lata de pedaços de abacaxi, um copo de suco de abacaxi e uma xícara de açúcar. Basta dissolver o açúcar no suco em uma panela e, quando ferver, adicione os pedaços de abacaxi e mexa até adquirir a aparência de geleia.

Se você gostou da receita de Empanada de caramelo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outras sobremesas. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas mexicanas.

Suba a sua foto de Receita de Empanada de caramelo

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Empanada de caramelo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Empanada de caramelo
Imagem: geluni.com
Imagem: contutoquedeazucar.com
Imagem: comococinar.org
Imagem: jonarregui.com
1 de 5
Receita de Empanada de caramelo

Voltar ao topo da página