Receita de Escabeche de sardinha fresca

Receita de Escabeche de sardinha fresca

Procurando uma receita de escabeche de sardinha fresca sem panela de pressão? Confira aqui no TudoReceitas todos os detalhes e prepare sua sardinha escabeche de um jeito bem simples e gostoso na panela comum!

O escabeche de sardinha é uma receita muito antiga que só varia no jeito de cozinhar e nos temperos, que podem ser a gosto. Esta receita de escabeche de peixe foi passada pela minha avó materna e pode ser preparada não só com sardinha mas também com tilápia, merluza, bacalhau e outros peixes da sua preferência. Veja como se faz sardinhas de escabeche sem panela de pressão, do jeito tradicional, e tenho a certeza que você vai ficar com vontade de fazer também!

Para preparar esta receita de escabeche de sardinha fresca eu pico os legumes finamente e misturo todos para montar as camadas, desse jeito o molho escabeche para sardinha fica mais apurado e com pedaços menores. Confira abaixo o passo a passo em fotos e experimente!

4 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Estufado
Ingredientes:
Como fazer Escabeche de sardinha fresca:
1

Limpe as sardinhas retirando-lhes a cabeça, as escamas e as vísceras. Se você quiser também pode tirar as espinhas com a ajuda de um pinça de cozinha. Lave muito bem as sardinhas com água corrente quando terminar de limpar.

2

Pique os legumes do escabeche de sardinha: as cebolas, os tomates, os pimentões e os alhos. Misture num bowl junto com a salsinha. Outra opção é cortar os legumes em rodelas para dispôr em camadas na panela.

Dica: Retire as sementes dos tomates e dos pimentões antes de picar.

3

Numa panela comum ou de barro coloque um fio generoso de azeite e monte as camadas do escabeche: primeiro coloque uma camada dos legumes picados e tempere com um pouco de sal e pimenta, depois coloque uma camada de sardinhas abertas ao meio, como na foto, e regue com um pouco de azeite.

Dica: Modere a quantidade de sal entre cada camada, para que esta receita de sardinha escabeche não fique salgada.

4

Tempere as sardinhas com sal, pimenta e colorau. Cubra com uma camada de legumes e volte a temperar com sal e pimenta. Faça desse jeito até terminar os ingredientes, sendo que a última camada deve ser de legumes. Adicione o vinho branco e leve ao fogo médio com tampa por 20 minutos ou até a sardinha ficar macia e o caldo ficar apurado.

5

Depois do passo anterior está pronta sua sardinha de panela! Não hesite em preparar esta receita de escabeche de sardinha tipo enlatada e escrever um comentário dizendo o que você achou. Bom apetite!

Agora que você sabe como fazer escabeche de sardinha fresca confira também estas receitas de sardinha:

  • Sardinha na panela de pressão
  • Sardinha frita sequinha
  • Cuscuz paulista de sardinha

Se você gostou da receita de Escabeche de sardinha fresca, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Sardinha.

Escabeche de sardinha - calorias

A receita de escabeche de sardinha é uma receita que você pode incluir facilmente no seu cardápio de alimentação saudável, baixo em gordura e baixo em carboidrato, sobretudo se você preparar seu escabeche sem batata. Apesar da sardinha ser um peixe gordo, ela é rica em ômega 3 e seu óleo é benéfico para o bom funcionamento do nosso organismo.

Veja quantas calorias tem escabeche de sardinha. Por cada 100 gramas de escabeche de sardinha cozinhado você encontra:

  • 153 energia (Kcal.)
  • 17,10 gr. de proteína
  • 9,40 gr. de gordura
  • 2,60 gr. de gordura saturada
  • 2,80 gr. de gordura monoinsaturada
  • 2,90 gr. de gordura poliinsaturada
  • 50,40 mg. de cálcio
  • 0,33 mg. de vitamina B2
  • 0,96 mcg de vitamina B12
  • 62,90 mcg. de vitamina A