Receita de Escondidinho de camarão com aipim e catupiry

Receita de Escondidinho de camarão com aipim e catupiry

Não dá para resistir a um delicioso escondidinho, não é mesmo? Podemos preparar escondidinhos com batatas, mandioquinha, inhame... mas o escondidinho feito com o purê de aipim é simplesmente irresistível, especialmente quando o recheio é feito com camarões e catupiry!

Esse prato delicioso, que poderá servir de inspiração para o seu cardápio de domingo ou de um evento especial, poderá ser montado com antecedência e você só terá o trabalho de levá-lo ao forno para assar e gratinar próximo a hora da refeição! Esse purê de aipim que apresentaremos aqui como base do escondidinho servirá até para outras receitas, como acompanhamento de carne do sol ou carne de charque refogadas, por exemplo. A isso chamamos versatilidade!

Se prepare então para acompanhar aqui no TudoReceitas essa receita completa de escondidinho de camarão com aipim e catupiry, conferindo as fotos com o passo a passo a seguir!

6 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • PURÊ DE AIPIM:
  • RECHEIO DE CAMARÃO
Como fazer Escondidinho de camarão com aipim e catupiry:
1

Separe todos os ingredientes necessários para preparar esta receita de escondidinho de camarão com purê de aipim! Aqui, cozinhamos o aipim com água e sal por cerca de 25 minutos na panela de pressão. Limpamos os camarões e temperamos com sal e pimenta do reino.

2

Para preparar o purê de aipim, bata o aipim (antes retire as farpas que ficam no centro dele) com o leite num processador ou liquidificador aos poucos até formar um creme homogêneo.

Dica: se quiser, amasse o aipim com um garfo assim que retirá-lo do fogo. Dessa forma, será mais fácil deixá-lo bem macio e amassado para dar continuidade à receita.

3

Numa panela média, derreta a manteiga e adicione a cebola ralada, refogando rapidamente em fogo brando.

4

Adicione o creme de aipim ao refogado e tempere-o com sal, pimenta do reino e noz moscada ralada. Acrescente queijo parmesão ralado e misture bem.

5

Deixe esse purê cozinhando por cerca de 10 minutos, mexendo sempre, para não grudar no fundo da panela. Após esse tempo, desligue o fogo e reserve-o.

6

Em seguida prepare o recheio, primeiro aquecendo o azeite de oliva numa frigideira média e, em seguida, refogando a cebola, o alho e o pimentão picados. Depois adicione os camarões limpos e refogue por mais 5 minutos.

7

Adicione os tomates picados ao refogado e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acerte o sal e a pimenta do reino neste momento.

8

Após esse tempo, desligue o fogo e acrescente 2 colheres (de sopa) de catupiry e coentro picado ao molho de camarões, misturando bem todos os ingredientes. Reserve esse recheio de camarão para escondidinho.

9

Num refratário médio, untado com manteiga ou azeite de oliva, acomode metade do purê de aipim.

Dica: pré aqueça o forno a 180 graus neste momento.

10

Acrescente o molho de camarões sobre essa camada de purê de aipim e cubra com catupiry (se não tiver usando a bisnaga, utilize uma colher).

Dica: se o molho estiver com muito líquido, retire o excesso e experimente regar um arroz cozido com esse caldinho. Ficará espetacular!

11

Cubra com o restante do purê de aipim e polvilhe queijo parmesão ralado sobre ele. Leve o escondidinho para gratinar em forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 25 minutos ou até gratinar levemente.

12

Depois desse tempo, seu escondidinho de camarão cremoso está pronto para ser servido! Ficará perfeito acompanhado de um delicioso arroz e de uma bela salada.

13

Esperamos que tenha apreciado essa receita de escondidinho de camarão com catupiry e aipim. Deixe seus comentários abaixo e Bom apetite!

Procurando mais receitas de escondidinho? Veja também como fazer:

  • Escondidinho de mandioca com carne de sol
  • Escondidinho de espinafre
  • Escondidinho de carne seca com mandioquinha

Se você gostou da receita de Escondidinho de camarão com aipim e catupiry, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Camarão. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.