Receita de Escondidinho de camarão e tilápia cremoso

Receita de Escondidinho de camarão e tilápia cremoso

Chegou mais uma receita para a Semana Santa mais saborosa e também para convencer todo o mundo aí de casa a comer mais peixe. Este escondidinho de camarão e tilápia cremoso é uma delícia bem simples de fazer e tenho a certeza que não vai deixar ninguém indiferente!

Esta poderia ser uma receita de escondidinho de camarão apenas, mas eu achei que ficaria mais nutritiva e completa com filé de tilápia e requeijão cremoso, que sempre ajuda a conseguir um recheio mais cremoso e saboroso. As camadas de purê de batata são bem simples de preparar e abaixo compartilho com vocês o passo a passo em fotos.

Continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer esta receita de peixe para a Semana Santa!

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receitas para Semana Santa, No forno
Ingredientes:
Como fazer Escondidinho de camarão e tilápia cremoso:
1

Primeiramente descasque as batatas e corte em pedaços. Coloque numa panela, cubra com água e adicione 1 colher de chá de sal. Deixe cozer no fogo médio por 20 minutos ou até as batatas ficarem bem macias, desfazendo. Escorra e reserve.

2

Enquanto isso comece preparando o recheio do escondidinho: leve ao fogo baixo uma frigideira com a manteiga, a folha de louro, a pimenta calabresa e os alhos picados. Deixe refogar por 5 minutos, para apurar o sabor destes temperos.

Dica: Mexa os alhos de vez em quando para evitar que queimem.

3

Depois adicione o camarão, polvilhe sal e pimenta a gosto e cozinhe por mais 5 minutos ou até o camarão mudar de cor. Retire os camarões para um prato e mantenha na frigideira os temperos e a manteiga derretida.

Dica: Não cozinhe demasiado o camarão para evitar que ele fique com consistência borrachuda.

4

À parte corte os filés de tilápia em pedaços, este é um truque para que seja mais rápido e fácil cozinhar.

Dica: Se fizer deste jeito não precisa cozer a tilápia em água, ela cozinhará na frigideira bem rapidinho.

5

Adicione o alho poró na frigideira onde cozinhou os camarões e refogue no fogo médio até ficar macio. Depois junte a tilápia, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar até o peixe ficar desfeito, como na foto.

Dica: Se necessário, adicione um fio de azeite ou de óleo na frigideira para cozinhar o alho poró e a tilápia sem grudar.

6

Volte com os camarões para a frigideira e misture. Depois polvilhe a farinha, misture e adicione a água ou caldo de peixe pouco a pouco, enquanto mexe, para conseguir uma consistência cremosa.

Dica: Nesse momento retire a folha de louro da frigideira. A água ou caldo de peixe deverão estar mornos, para melhor dissolver a farinha.

7

Por fim adicione o requeijão cremoso neste recheio de camarão e tilápia para escondidinho e misture. Desligue o fogo, prove e acerte o sabor com mais sal ou pimenta, se necessário.

Dica: Nesse momento pré-aqueça o forno nos 200ºC com calor apenas em cima ou no modo grill.

8

Escorra as batatas cozidas e bata com o leite e com a noz moscada no liquidificador ou com um mixer de mão, até obter um purê bem suave. Coloque metade desse purê de batata num refratário e cubra com o preparado anterior.

9

Adicione o restante purê de batata por cima do recheio de tilápia e camarão e alise bem com uma colher. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno por 10 minutos ou até o queijo derreter e dourar.

10

Depois disso está pronto seu maravilhoso escondidinho de camarão com batata e requeijão! Acompanhe com uma salada de folhas verdes e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite.

Procurando mais receitas para a Semana Santa? Veja estas sugestões:

  • Fritada de sardinha no forno
  • Torta capixaba de bacalhau
  • Torta pasqualina

Se você gostou da receita de Escondidinho de camarão e tilápia cremoso, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Camarão.