Receita de Escondidinho de carne moída com batata

Receita de Escondidinho de carne moída com batata

O escondidinho de carne moída com batata é um clássico da cozinha brasileira! Consiste em um guisado de carne moída, que pode ser de bovino, de porco ou de ambas, que vai ao forno junto com purê de batata. Pode parecer um prato complexo para quem nunca o preparou antes, mas na verdade é bem simples e prático para o cotidiano. Aprenda hoje mesmo aqui no TudoReceitas.com a fazer escondidinho de carne moída com batata passo a passo.

5 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Ideal acompanhar com vinho rosé, No forno
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

O primeiro passo dessa receita de escondidinho de carne moída com batata é descascar as batatas, cortar em pedaços e cozer em água e sal até que estejam bem macias, desfazendo.

2

Enquanto as batatas cozem, cozinhe a carne moída em uma frigideira com azeite de oliva, até que fique douradinha. Adicione o molho de tomate e tempere com sal, açúcar e louro. Misture muito bem.

Dica: Para essa receita você pode usar carne moída de porco ou de bovino. Eu gosto da combinação das duas. Usamos o açúcar para equilibrar a acidez do molho de tomate.

3

Nesse momento as batatas já deverão estar cozidas. Escorra a água, coloque as batatas em uma tigela e esmague para obter purê. Adicione um pouco de leite, tempere com sal e misture muito bem.

4

Monte o escondidinho: num refratário ou forma bem untada espalhe no fundo metade do purê de batata. Sobre ele adicione a carne e, depois, cubra com o restante purê, misturado com o alho e a salsinha. Pressione bem o purê para que o escondidinho de carne fique compacto.

Dica: Neste caso usei uma forma de bolo redonda desmontável para poder servir o escondidinho com aspeto de bolo.

5

Cubra a última camada de purê com queijo ralado e leve ao forno a 200ºC até o queijo derreter e dourar.

6

Após o passo anterior, seu escondidinho de carne moída com batata está pronto a servir! Acompanhe com uma salada de maçã verde e aipo ou berinjela assada com vinagrete. Para sobremesa, porque não preparar essa receita de pudim de leite que não vai ao forno? Bom apetite e diga nos comentários o que achou!

Se você gostou da receita de Escondidinho de carne moída com batata, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne moída.