Receita de Escondidinho de carne moída com batata gratinada

Receita de Escondidinho de carne moída com batata gratinada

Com batatas e carne moída você pode preparar uma grande infinidade de pratos! Uma das opções mais gostosas é esta receita de escondidinho de carne moída com batata gratinada que com certeza vai agradar a todos aí em casa.

O preparo é feito por etapas: cozinhar as batatas, cozinhar a carne moída, montar tudo e levar ao forno. Porém verá que é bem simples e nosso passo a passo em fotos também ajuda muito. Confira a lista de ingredientes, organize tudo e prepare este escondidinho de carne moída gratinado ao forno que rende muito e super combina com um almoço ou jantar em família.

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
Como fazer Escondidinho de carne moída com batata gratinada:
1

Primeiramente prepare o purê de batatas: descasque as batatas, corte em pedaços e coloque para cozinhar numa panela com água até cobrir e um pouco de sal. Deixe ferver até ficarem macias, depois escorra e amasse com um garfo.

Dica: o tempo que as batatas demoram para cozinhar depende da variedade da batata e do tamanho dela, porém conte cerca de 10 minutos em água fervente.

2

Em uma panela no fogo médio com um fio de óleo, coloque a batata amassada junto com o leite, um pouco de pimenta, noz moscada e sal. Misture tudo até obter um purê aveludado e desligue o fogo.

Dica: se você gostar do purê de batata mais macio, acrescente um pouco de água do cozimento das batatas ou um pouco mais de leite, quantidade a gosto.

3

Para o recheio do escondidinho, leve ao fogo uma frigideira funda ou panela com um fio de óleo ou azeite, adicione a cebola e deixe refogar até ficar macia e transparente, como na foto. Adicione o bacon e deixe fritar por uns 1-2 minutos, mexendo de vez em quando.

Dica: se quiser poderá fritar um pouco de bacon em separado para montar o escondidinho.

4

Em seguida adicione a carne moída e fique mexendo, para misturar com a cebola, desfazer todos os pedacinhos e conseguir uma carne soltinha. Tempere com sal e pimenta a gosto e desligue o fogo quando a carne mudar de cor, o que significa que está cozinhada.

Dica: enquanto isso, preaqueça o forno nos 200ºC (forno alto).

5

Com todos os ingredientes prontos, comece a montar o escondidinho. Poderá fazer isso diretamente numa assadeira untada ou com a ajuda de um aro para empratar, de modo a conseguir uma apresentação mais sofisticada. Comece por espalhar metade do purê de batata e, depois, a carne moída com bacon e cebola.

6

Por cima da carne coloque as fatias de queijo e, se quiser, um pouco de bacon frito ou mais carne refogada.

7

Cubra tudo com o restante purê de batata, pressionando bem para obter um escondidinho de carne moída simples e gostoso bem compacto. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno preaquecido a 200ºC por 10-15 minutos ou até o queijo derreter.

Dica: se estiver preparando seu escondidinho com a ajuda de um aro para empratar, retire-o cuidadosamente antes de levar o escondidinho ao forno.

8

Com o queijo bem derretido, seu escondidinho de batata com carne moída está pronto! Sirva em seguida acompanhando com uma salada a seu gosto e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de escondidinho? Veja como fazer:

  • Escondidinho de mandioca
  • Escondidinho de mandioca com carne de sol
  • Escondidinho de bacalhau com batata

Se você gostou da receita de Escondidinho de carne moída com batata gratinada, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne moída.