Receita de Escondidinho de carne moída com batata muito fácil

Receita de Escondidinho de carne moída com batata muito fácil

O escondidinho de carne moída e batata é um clássico da maioria das gastronomias do mundo. A base dessa receita é carne moída e puré de batata, porém você pode adicionar os ingredientes que você desejar. Esse prato é perfeito para as crianças, já que costumam gostar muito do contraste de texturas e sabores que esse prato oferece.

Essa receita de escondidinho de carne moída com batata muito fácil é preparada há séculos. Suspeita-se que a origem está no cottage pie, um prato tradicional da gastronomia britânica e que existe desde o século XVIII. Essa receita é muito antiga e humilde, uma vez que surgiu porque a batata era um dos alimentos mais econômicos e acessíveis para a classe mais pobre. Se você também quer aprender a cozinhar esse prato cheio de história, continue lendo e descubra como fazer escondidinho de carne moída e batata. Você vai ver quão fácil é!

6 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Como fazer Escondidinho de carne moída com batata muito fácil:
1

Descasque e pique a cenoura e a cebola. Coloque uma frigideira para esquentar com uma colherada de azeite e doure esses dois ingredientes. Dourar as verduras permite potencializar o sabor do escondidinho de batata e carne moída, por isso não pule este passo!

Dica: Se você preferir, pode substituir a cenoura por pimentão verde e adicionar um alho poró picado.

2

Incorpore a carne moída e cozinhe por 10 minutos em fogo médio. Você pode utilizar uma mistura de carne moída de porco e vaca para dar ainda mais sabor ao seu prato.

3

Adicione o molho de tomate, misture e deixe que cozinhe tudo junto por mais 5 minutos. Nesse momento, coloque sal e pimenta a gosto.

Dica: O molho de tomate pode ser comprado ou feito em casa.

4

Descasque e corte as batatas. Em uma panela com água fervendo, coloque-as para cozinhar. Quando estiverem prontas, escorra e triture adicionando pouco a pouco o caldo de carne. Assim, você vai poder controlar a consistência e textura que pretende para o purê de batata.

Dica: Uma alternativa ao caldo de carne é usar 1 copo de água com 1 tablete de caldo dissolvido nele ou 1 copo de leite integral.

5

Para montar o seu escondidinho de carne moída e batata, escolha uma assadeira que possa ir no forno e coloque metade do puré de batata.

6

Distribua a carne moída de maneira uniforme sob a camada de puré de batata.

Dica: Para conseguir um escondidinho firme a carne deverá estar bem refogada, sem líquidos.

7

Coloque o resto do puré de batata e polvilhe queijo ralado a gosto. Leve ao forno este escondidinho de carne moída com molho a 170ºC durante 15-20 minutos ou até que o queijo esteja totalmente gratinado.

Dica: Se você não quiser queijo pode servir seu escondidinho assim mesmo, sem levar ao forno.

8

Pronto! Agora você já tem um delicioso escondidinho de carne moída e batata que pode ser comido frio ou quente. Esse é um prato muito completo que pode ser servido como acompanhamento ou prato principal. Experimente e diga nos comentários o que você achou desta receita!

Procurando mais receitas de escondidinho? Veja estas sugestões:

  • Escondidinho de mandioca
  • Escondidinho de batata com linguiça
  • Escondidinho de carne seca

Se você gostou da receita de Escondidinho de carne moída com batata muito fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne moída.

Escondidinho de carne e batata: acompanhamentos

Outra opção de escondidinho de carne com batata é fazer escondidinho com batata frita. Para isso, basta você cortar as batatas em rodelas finas e fritar em uma panela com óleo quente e abundante - confira esta receita de batata frita em rodelas. Uma vez que estiverem prontas, monte uma camada de batata, uma de carne e outra de batata numa assadeira.

Quando o escondidinho estiver pronto, leve-o ao forno para gratinar com queijo. Enquanto isso, você pode aproveitar para preparar os acompanhamentos. Veja as seguintes opções de receitas:

  • Salada de repolho e cenoura
  • Salada de repolho com abacaxi
  • Farofa de banana da terra com bacon

Feito! Agora você já sabe como fazer escondidinho de batata e carne moída. Gostou do resultado? Envie fotos do prato e aproveite com a família e amigos.