Receita de Escondidinho de carne moída simples e gostoso

Receita de Escondidinho de carne moída simples e gostoso

O escondidinho de batata é um prato bem conhecido e apreciado em todo o Brasil e também em países como a Argentina e o Chile, onde é chamado de 'pastel de papas'. É uma receita muito popular em famílias numerosas, pois é um prato saciante, muito fácil de preparar e que rende muito! Consiste em duas camadas de purê de batata e recheio e carne moída refogada no meio.

A receita de escondidinho tem variações infinitas e você pode incluir outros ingredientes da sua preferência - algumas pessoas adicionam calabresa ou bacon no recheio de carne moída, em algumas versões o escondidinho é feito com requeijão... mas, na hora de preparar uma refeição fácil e prática, nada melhor que respeitar a receita de escondidinho tradicional.

Pensando nisso, aqui no TudoReceitas compartilho com vocês esta receita de escondidinho de carne moída sem frescura, válido para cozinheiros de primeira viagem! Continue lendo e aprenda como fazer escondidinho de carne moída simples e gostoso.

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, Cozido
Ingredientes:
  • Para o recheio:
  • Para o purê de batata:
Como fazer Escondidinho de carne moída simples e gostoso:
1

Descasque as batatas e lave-as muito bem. Coloque as batatas numa panela com água suficiente para cobri-las, adicione um pouco de sal e deixe ferver no fogo médio por 15 a 20 minutos.

Dica: Para conferir se as batatas estão prontas, pique-as com um garfo: se sentir que estão macias, pode desligar o fogo e escorrer a água.

2

Enquanto isso, descasque a cebola e pique em pedacinhos. Leve ao fogo médio-baixo uma frigideira ou panela com um pouco de óleo e, quando estiver quente, frite a cebola até ficar macia.

Dica: Mexa a cebola de vez em quando enquanto está no fogo, para evitar que queime.

3

Adicione a carne moída e os temperos (pimenta do reino, orégano, páprica e sal) e mexa bem até desfazer a carne em pedacinhos. Deixe cozinhar por, aproximadamente, 15 minutos em fogo médio, e desligue o fogo.

Dica: Para conseguir um recheio de carne moída cremoso adicione 1 caixa de extrato de tomate na carne e deixe cozinhar até ficar espesso.

4

Quando as batatas estiverem macias, escorra a água e adicione-lhes a manteiga, o sal e o leite. Amasse as batatas com um garfo ou com um acessório próprio.

5

É hora de juntar a batata e o recheio de carne! Você pode fazer vários escondidinhos individuais, para vender ou congelar, ou fazer um tabuleiro grande. Comece por untar o recipiente e colocar uma camada de purê de batata lisinha.

Dica: O escondidinho de batata pode ser congelado por até 3 meses e armazenado na geladeira por até 3 dias.

6

Depois coloque o recheio de carne moída e, se quiser, acrescente algum ingrediente no recheio (exemplos: azeitona picada, ovo cozido e picado, queijo ralado, requeijão cremoso, etc). Cubra a carne moída com uma camada de purê de batata.

7

Se quiser, polvilhe a última camada de purê de batata com queijo ralado e leve para gratinar no forno nos 200ºC por cerca de 15 minutos. Sirva em seguida seu escondidinho de carne moída com batata ou reserve na geladeira ou congelador para consumir depois. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando receitas de escondidinho de carne moída diferente? Veja como fazer:

  • Escondidinho de carne moída com bacon
  • Escondidinho de carne moída com batata cremoso
  • Torta Madalena de carne moída

Dica: Se estiver preparando o escondidinho para congelar ou vender, pode colocar o queijo ralado como cobertura mas não leve ao forno em seguida, simplesmente congele desse jeito.

Se você gostou da receita de Escondidinho de carne moída simples e gostoso, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne moída.