Receita de Escondidinho de carne seca com mandioquinha

Receita de Escondidinho de carne seca com mandioquinha

Escondidinho é aquele tipo de comida que nos abraça, nos deixa confortáveis e satisfeitos! Além de ser versátil na massa, é também no seu recheio, pois aceita diversas combinações!

Esse escondidinho de carne seca com mandioquinha tem um sabor bem intenso e marcante! Uma delícia que poderá ser servida como entrada em porções individuais (gratinados em ramequins) ou como prato principal!

Vamos preparar essa deliciosa comida conosco? Acompanhe agora o passo a passo em fotos desta receita de escondidinho de mandioquinha com carne seca aqui no TudoReceitas.

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Purê de mandioquinha:
  • Recheio de carne seca:
  • Montagem:
Como fazer Escondidinho de carne seca com mandioquinha:
1

Dessalgue a carne seca, ferventando-a 2 ou 3 vezes, trocando a água. Cozinhe-a em pedaços médios na panela de pressão com pimenta do reino, por aproximadamente 30 minutos. Após esse tempo, escorra a carne, desfie-a e reserve-a.

Dica: Outra forma de dessalgar a carne seca é deixá-la de molho na água, trocando a mesma 3 ou 4 vezes a cada duas horas. Pode acrescentar o tempero de sua preferência quando for cozinhar a carne na panela de pressão.

2

Numa panela refogue o alho, a cebola, o tomate e o pimentão no azeite de oliva por alguns minutos. Adicione a carne seca desfiada e refogue por 5 minutos.

Dica: Se quiser, acrescente bacon ou linguiça calabresa picada ao refogado para dar um sabor mais intenso.

3

Acrescente o cheiro verde e acerte o sal e a pimenta. Reserve o recheio.

Dica: Essa receita de recheio pode ser utilizado no preparo de diversos pratos. Por isso, se você fizer a mais, guarde na geladeira para usar noutras ocasiões.

4

Para preparar o purê de mandioquinha descasque e corte a mandioquinha em pedaços médios. Leve para cozinhar com água e sal até que amoleça.

Dica: Se desejar, utilize a água do cozimento da carne seca para dar um sabor extra à mandioquinha. Nesse caso, modere na quantidade de sal.

5

Quando estiver cozida, escorra a água e amasse a mandioquinha ainda quente, com a ajuda de um garfo ou amassador de batatas. Junte o leite, a manteiga, o queijo parmesão ralado e a noz moscada na panela com a mandioquinha e cozinhe em fogo baixo, mexendo bem, até que ganhe consistência de purê.

Dica: Se desejar, passe a mandioquinha pela peneira, para que fique sem grumos. Se tiver um mixer, utilize-o para deixar o purê mais liso.

6

Num refratário médio untado com manteiga ou azeite de oliva, acomode metade do purê de mandioquinha e adicione o refogado de carne seca.

7

Coloque colheradas de requeijão cremoso sobre o refogado e cubra com fatias de mussarela.

Dica: Você poderá substituir o requeijão cremoso por queijo coalho ralado ou fatias de banana da terra cozidas e refogadas.

8

Finalize com o restante do purê, cobrindo com queijo parmesão ralado. Leve ao fono pré aquecido a 200 graus por aproximadamente 25 minutos ou até gratinar.

Dica: O queijo parmesão ralado na hora dará um sabor mais marcante e deixará o gratinado bem bonito!

9

Retire do forno e decore seu delicioso escondidinho de carne seca com mandioquinha e requeijão com cebolinha ou salsinha picada. Bom apetite e conte nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas com carne seca? Veja estas sugestões:

  • Feijoada com carne seca
  • Caldo de mandioca com carne seca
  • Bobó de carne seca

Se você gostou da receita de Escondidinho de carne seca com mandioquinha, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outras carnes. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Acompanhamento para o escondidinho de carne seca

Esse escondidinho de mandioquinha com carne seca fica perfeito para ser servido junto com arroz branco e uma salada leve. É um prato perfeito para ser servido em qualquer ocasião! Outra opção é servir como entrada em porções individuais, colocando em ramequins e levando ao forno para gratinar. Experimente e conte para nós o que você achou!