Receita de Esfiha de farinha de arroz

Receita de Esfiha de farinha de arroz
Imagem: cinthyamaggi.com.br

No TudoReceitas queremos ensinar você a preparar esfiha sem glúten, uma alternativa adaptada para as pessoas que sofrem de intolerância ao glúten. Neste caso usamos farinha de arroz e, como as massas sem glúten geralmente se tornam quebradiças, aconselhamos que use esta receita somente para preparar esfiha aberta. Confira abaixo esta receita de esfiha de farinha de arroz com um delicioso recheio de ricota e experimente!

6 convidados 1h 30m Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, No forno, Receitas do Líbano
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para o recheio:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por preparar a massa da esfiha de farinha de arroz: dissolva o fermento na água morna. Deixe por 5-10 minutos ou até efervescer, o que significa que o fermento está ativado e pronto a usar.

2

Numa vasilha grande misture os ingredientes secos: a farinha, o polvilho, açúcar, a goma xantana e o sal. Abra um buraco ao centro, coloque aí a água com o fermento e a manteiga ou margarina e misture tudo com as mãos.

Dica: A goma xantana é um produto muito usado em receitas de massas sem glúten porque ajuda a melhorar a consistência.

3

Amasse muito bem a massa destas esfihas de farinha de arroz até ficar lisinha e sem desgrudar. Depois separe a massa em bolinhas com tamanho de almôndegas, cubra com um pano e deixe crescer por 1 hora em um local ameno.

4

Enquanto isso prepare o recheio de ricota: esfarele a ricota numa tigela e misture com o azeite e o zaatar libanês.

5

Depois da massa crescer, amasse cada uma das bolinhas e abra em discos de esfiha. Coloque no centro aproximadamente uma colher de sopa do recheio, pressione para ficar compacto e coloque num tabuleiro de forno.

Dica: Umedeça as mãos no momento de modelar os discos, assim a massa não irá grudar nelas.

Imagem: giribeirodoceseguloseimas.blogspot.pt
6

Leve a assar as esfihas de farinha de arroz no forno preaquecido a 250ºC por 15-20 minutos ou até dourarem. Retire e sirva quentes ou frias, como entrada ou petisco, e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas com farinha de arroz? Confira estas nossas escolhas:

  • Pão de farinha de arroz fofinho;
  • Massa de empada de farinha de arroz;
  • Quiche de farinha de arroz.
Imagem: cinthyamaggi.com.br

Se você gostou da receita de Esfiha de farinha de arroz, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pastel salgado. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas libanesas.