Receita de Espaguete ao vôngole

Receita de Espaguete ao vôngole

Esta receita de espaguete ao vôngole, também chamado de spaghetti alle vongole, é uma receita tradicional italiana que você vai amar! Com poucos ingredientes e em apenas 15 minutos conseguirá servir um spaghetti ao vôngole que vai impressionar todos, sobretudo os amantes de marisco e de frutos do mar.

Confira aqui no TudoReceitas como fazer spaghetti com vôngole passo a passo em fotos e descubra que é mais simples do que você pensava! Seja para servir no cotidiano ou em uma ocasião especial, como o Dia das Mães ou o Dia dos Namorados, esta receita de espaguete ao vôngole tem tudo para dar certo e deixar todos com vontade de provar mais. Experimente!

2 convidados 15m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Cozido, Receitas italianas
Ingredientes:
Como fazer Espaguete ao vôngole:
1

Primeiramente coloque os vôngoles de molho em água com um pouco de sal e deixe por aproximadamente 1 hora, para que abram e expulsem as impurezas. Após esse tempo retire os vôngoles da água segurando-os por baixo, para evitar que fechem novamente.

Dica: Descarte os vôngoles que não abrem após ficarem de molho ou que não fecham quando você toca na casca, isso significa que não estão próprios para consumo.

2

Leve ao fogo uma frigideira com um fio de azeite e os alhos cortados em lâminas. Refogue por 1 minuto, adicione a pimenta e o molho de tomate e refogue por mais 2 minutos.

Dica: Se você preferir pode substituir o molho de tomate por tomate triturado sem as sementes ou por polpa de tomate.

3

Após refogar os ingredientes do passo anterior adicione os vôngoles e deixe cozinhar por 3 minutos. Durante esse tempo este marisco vai abrir totalmente e libertar seus sucos.

Dica: Outro nome para vôngole é berbigão.

4

Leve ao fogo uma panela com a água para cozinhar o espaguete e juntea folha de louro e sal a gosto. Quando a água ferver coloque o espaguete, espere que ele comece a amolecer e misture-o na água usando uma colher - esse é um truque para evitar que o espaguete fique grudado. Cozinhe pelo tempo indicado na embalagem ou até o espaguete ficar al dente.

Dica: A folha de louro confere um gostinho especial ao espaguete, por isso não deixe de usar!

5

Voltando ao refogado de vôngole, adicione a salsinha picada e misture, para incorporar o sabor nos vôngoles e no molho de tomate.

Dica: É importante não cozinhar o vôngole por longos minutos, por isso adicione sucessivamente cada tempero indicado nesta receita.

6

Adicione também o vinho, ele equilibra o sabor entre o molho de tomate e o suco dos vôngoles.

Dica: Se, nesse momento, o espaguete já estiver cozinhado, escorra-o para evitar que passe do ponto.

7

Seguidamente coloque os tomates cortados em metades, que confere um gostinho extra a esta receita de macarrão com vôngole. Tampe e deixe cozinhar no fogo alto por 3 minutos. Junte o espaguete cozido e escorrido, misture e deixe no fogo alto por mais 2 minutos.

Dica: Neste caso usei tomates cereja da variedade kumato, que são mais docinhos que os demais.

8

Polvilhe sal e pimenta nesta receita de espaguete com vôngole e está pronta a servir. Acompanhe com um vinho branco da sua preferência e desfrute desta sugestão sofisticada e fácil de fazer. Bom apetite!

Procurando mais receitas de macarrão com frutos do mar? Veja estas sugestões gostosas:

  • Macarrão ao molho de camarão
  • Macarrão com camarão ao molho branco
  • Salada de macarrão colorido com maionese

Se você gostou da receita de Espaguete ao vôngole, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Espaguete. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.