Receita de Espera marido frito

Receita de Espera marido frito
Imagem: chocorango.com

O bolinho espera marido, também chamado de amarra marido, segura marido ou simplesmente nozinho, é um delicioso quitute doce fácil de preparar! O seu nome é inspirado no tempo que as esposas ficam esperando seus maridos regressar do trabalho. Nesse tempinho dá para cozinhar delícias como o espera marido, seja assado, frito ou noutra versão.

Aqui o TudoReceitas compartilhamos com você a receita de espera marido frito passo a passo em fotos. Fique para ver como fazer bolinho espera marido com dicas de preparo e delicie todos aí em casa!

10 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Frito, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para a calda:
Como fazer Espera marido frito:
1

Para fazer esse bolinho comece por dissolver o fermento no leite morno. Quando estiver bem dissolvido, bata esse leite com fermento no liquidificador junto com o óleo, os ovos e o açúcar.

2

Coloque a farinha num bowl grande e abra um buraquinho ao centro. Coloque aí a mistura do liquidificador e comece misturando do centro para as laterais, até incorporar tudo muito bem.

3

Amasse e sove com as mãos por 10-15 minutos, ou até obter uma massa macia e que desgruda do bowl. Modele em forma de bola, coloque numa tigela untada com óleo e deixe a massa crescer por 1-2 horas, coberta com um pano.

Dica: Se a massa ficar muito mole após sovar, coloque um pouco mais de farinha. Esse procedimento de sovar a massa será mais fácil se você preparar ela numa batedeira com gancho.

4

Enquanto isso, prepare a calda: simplesmente coloque o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo até que vire uma calda incolor e ligeiramente espessa. Desligue o fogo e reserve.

5

Após a massa do espera marido crescer, transfira-a para uma bancada enfarinhada e abra com a ajuda de um rolo. Corte em tirinhas, enrole um pouco com as mãos e corte rolinhos de 10-15 cm. Faça um nozinho com cada um desses rolinhos (tipo nó de cadarço) e coloque num tabuleiro polvilhado com farinha.

Imagem: permitasee.com
6

Esquente o óleo de girassol numa frigideira funda ou panela e, quando estiver quente, frite os nozinhos (4 a 6 de cada vez). Quando estiverem dourados, retire para um prato com papel absorvente e deixe escorrer o excesso de óleo. Frite os restantes nozinhos do mesmo jeito.

Imagem: permitasee.com
7

Verta a calda de açúcar por cima dos espera marido, polvilhe coco ralado a gosto e estão prontos! Delicie-se com esta iguaria brasileira e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de bolinho frito? Veja estas sugestões:

  • Bolinho de trigo frito
  • Bolinho de chuva sequinho e fofinho
  • Bolinho de chuva de laranja
Imagem: chocorango.com

Se você gostou da receita de Espera marido frito, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolinhos doces. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Espera marido: origem do nome e da receita

O espera marido faz o maior sucesso no Estado de Santa Catarina e também no nordeste. É um bolinho doce fácil de preparar, com aspeto de massa amarrada em forma de nozinho.

A origem do espera marido é incerta, porém o nome sugere que ele nasceu pela mão das donas de casa enquanto esperavam os maridos voltar de trabalhar. Como o transporte era escasso e, por vezes, os maridos levavam horas de caminho para voltar, dava tempo para as esposas prepararem os bolinhos enquanto esperava o marido voltar para a casa.