Receita de Extrato de tomate caseiro

Receita de Extrato de tomate caseiro

Você sabia que o extrato de tomate é o tipo de preparação que apresenta a maior concentração de tomate por peso? Ele é feito geralmente apenas com tomate, açúcar e sal, por isso possui uma cor vermelha intensa e é preciso diluir antes de sua utilização. Diferente dos molhos de tomates, que se apresentam sob a forma mais líquida, o extrato de tomate é mais encorpado.

O extrato de tomate é um daqueles produtos que sempre devemos ter na nossa cozinha porque pode ser utilizado em diversas receitas, sendo muito indicado como base para molhos, deixando-os mais densos, saborosos e com uma coloração linda. Mas você não precisa ficar comprando extrato de tomate, principalmente porque ele é muito simples de fazer. Além disso, fica mais econômico preparar o seu próprio extrato de tomate caseiro!

Com poucos ingredientes você terá um extrato de tomate pronto para usar ou congelar por até 3 meses. Continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer extrato de tomate caseiro nesta receita com fotos.

1 convidado 45m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Extrato de tomate caseiro:
1

Para preparar seu extrato de tomate caseiro escolha tomates maduros e sem machucados. Em seguida corte todos os tomates em 4 partes, como na foto.

2

Leve uma panela ao fogo médio e acrescente os tomates, o açúcar e o sal. Mexa por 15 minutos ou até os tomates soltarem sua água e ficarem macios.

Dica: lembre que o extrato de tomate é um molho de tomate concentrado, por isso não precisa adicionar água!

3

Depois do passo anterior, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Transfira a mistura da panela para o liquidificador e bata bem.

4

Peneire o extrato de tomates, para filtrar a pele e sementes, e retorne a polpa à panela.

Dica: recomendamos usar uma peneira de rede grossa, para que seja mais fácil filtrar o extrato de tomates. Outra opção é ficar mexendo o extrato na peneira com uma colher, para ajudar a coar.

5

Cozinhe em fogo baixo por mais 25 minutos, mexendo de vez em quando. Desse jeito seu extrato de tomate ficará ainda mais concentrado e saboroso!

Dica: neste passo poderá aromatizar o extrato de tomate caseiro com ervas aromáticas, como oréganos ou tomilho.

6

Depois do passo anterior, transfira o extrato para potes de vidro esterilizados e guarde na geladeira por até 5 dias. Se estiver preparando este molho de tomate caseiro para congelar, pode guardar nos potes de vidro bem tampados por até 3 meses.

7

Está pronto seu extrato de tomate caseiro no liquidificador! Um extrato de tomate caseiro simples e rápido que vale a pena experimentar aí em casa.

Gostou? Deixe seu comentário abaixo e veja mais receitas com tomate nas minhas redes sociais em diariodacozinheiraamadora e aqui no TudoReceitas:

  • Tomate seco caseiro
  • Molho de tomate para conserva
  • Salada de espinafre e tomate

Se você gostou da receita de Extrato de tomate caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tomate.