Receita de Fainá vegana

Receita de Fainá vegana

Procurando receitas com farinha de grão de bico veganas? Descubra como fazer uma massa com grão de bico assada e perfeita para acompanhar suas refeições ou servir como torta salgada!

A receita de fainá é originária da Itália, mais especificamente da cidade de Gênova, onde é chamada de farinata ou torta di ceci. Os imigrantes genoveses introduziram a fainá na cozinha uruguaia e argentina no século 20. Na cidade de Buenos Aires, por exemplo, a fainá é vendida em muitas pizzarias tradicionais e é muito comum servi-la acompanhada de uma fatia de pizza.

Esta receita de fainá vegana é muito fácil de preparar e com poucos ingredientes: você vai precisar somente de farinha de grão de bico, óleo, água e sal. Confira abaixo o passo a passo em fotos e experimente!

2 convidados 30m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem glúten, No forno, Receitas italianas
Ingredientes:
Como fazer Fainá vegana:
1

Primeiramente separe uma assadeira retangular (20 x 30, aproximadamente) e unte com um pouco de azeite de oliva. Preaqueça o forno a 180-200 graus (forno médio-alto).

Dica: Para que seja mais fácil desenformar a fainá, poderá forrar a assadeira com papel manteiga e untá-lo com azeite.

2

Numa tigela misture os ingredientes secos: a farinha de grão de bico, o sal e a pimenta. Adicionar gradualmente a água, mexendo até que todos os ingredientes estejam bem integrados numa massa nem muito mole nem muito consistente.

Dica: A farinha de grão de bico forma grumos com muita facilidade, por isso peneire antes de misturar com a água.

3

Despeje a massa na assadeira untada e decore com a cebola fatiada. Leve para assar no forno a 180-200 graus por 20 minutos ou até dourar.

4

Depois de assar a faina, retire-a do forno e deixe esfriar um pouco. Pode servir simples assim, como entrada ou acompanhamento da sua refeição, ou rechear e comer como se fosse um sanduíche.

5

Não hesite em preparar esta receita de fainá argentina e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas com farinha de grão de bico? Veja como fazer:

  • Pão com farinha de grão de bico
  • Bolo com farinha de grão de bico
  • Grãomelete com farinha de grão de bico

Se você gostou da receita de Fainá vegana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Grão-de-bico. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.