Receita de Farinha de amêndoas caseira

Receita de Farinha de amêndoas caseira

Assim que começamos a pesquisar mais sobre alimentação saudável, rapidamente percebemos que a farinha de trigo é apenas uma das várias opções de farinhas que podemos usar para preparar nossas receitas. A farinha de amêndoas, por exemplo, é uma das nossas favoritas. Ela é perfeita para usar em receitas de bolos, biscoitos e pães, é sem glúten e apresenta baixo índice glicêmico, por isso representa uma excelente opção para celíacos, diabéticos e pessoas que queiram regular seus níveis de açúcar no sangue.

A farinha de amêndoas é feita com amêndoas secas ou torradas às quais, opcionalmente, se pode retirar a pele. É muito fácil fazer farinha de amêndoas caseira, por isso você não precisar procurar ela no mercado. Confira abaixo como fazer farinha de amêndoas em casa facilmente e experimente!

1 convidado 10m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Receita sem glúten, Sem cocção
Ingredientes:
Como fazer Farinha de amêndoas caseira:
1

Coloque as amêndoas numa frigideira e esquente por 10 minutos ou até que fiquem douradas. No é necessário tostar muito as amêndoas, este procedimento é necessário somente para desidratar elas e conseguir uma farinha de amêndoas mais fina.

Dica: Se as suas amêndoas tiverem pele, coloque-as fervendo em água por 5 minutos. Depois coe e retire a pele facilmente.

2

Retire as amêndoas da frigideira e deixe esfriar completamente. Coloque as amêndoas num processador de alimentos e processe até que virem farinha, como na foto.

Dica: Se você processar as amêndoas sem cumprir o passo anterior o resultado será uma farinha de amêndoas com consistência mais pastosa, menos seca.

3

Peneire a farinha de amêndoas caseira para filtrar os pedacinhos maiores. Volte a processar esses pedaços ou use nas suas receitas. Guarde a farinha de amêndoas num pote fechado, de preferência na geladeira, e use para preparar estas receitas com farinha de amêndoa:

  • Bolo com farinha de amêndoas
  • Empada low carb com farinha de amêndoa
  • Pão com farinha de amêndoas

Se você gostou da receita de Farinha de amêndoas caseira, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outros arroz e cereais.

Propriedades da farinha de amêndoas

Em algumas ocasiões é preferível usar farinha de amêndoas no lugar da farinha de trigo comum ou de outros tipos de farinhas brancas. Você sabe porquê? Porque as amêndoas, assim como os frutos secos no geral, são uma excelente fonte de nutrientes e apresentam vários benefícios para o nosso corpo. Para começar, dê uma olhada na informação nutricional da farinha de amêndoas (valores para cada 100 gramas):

  • 564 calorias
  • 19 g de carboidratos
  • 49 g de gordura não saturada
  • 20 g de proteínas
  • 11 g de fibra
  • 710 mg de potássio
  • Vitamina E
  • Vitamina B2

Além disso, as amêndoas contêm somente 19 gramas de carboidratos, a maioria de lenta absorção, pelo que ajudam a equilibrar o índice glicêmico. Por outro lado, os seus 20 gramas de proteína representam uma fonte de aminoácidos essenciais para o consumo humano. Outras propriedades da farinha de amêndoas incluem:

  • A quantidade de gordura não saturada presente nas amêndoas fazem delas um alimento válido para pessoas com colesterol alto;
  • Graças ao seu alto teor de vitamina E, as amêndoas são poderosos antioxidantes que ajudam a melhorar a aparência da pele e protegem as células;
  • Devido ao seu elevado teor de proteínas, as amêndoas representam uma fonte de energia válida para esportistas, ao mesmo tempo que não comprometem a dieta;
  • Dado que a farinha de amêndoas é sem glúten, ela pode ser consumida por quem sofre de Doença Celíaca.