Receita de Farofa de pinhão com bacon

Receita de Farofa de pinhão com bacon

Qual o seu prato preferido nas festas juninas? Ainda que você não possa sair para celebrar as festas juninas, é válido preparar suas comidinhas de festa junina preferidas em casa! No TudoReceitas compartilho algumas sugestões para você montar seu cardápio de festa junina em casa.

Por aqui, não pode faltar uma bela farofa gaúcha com um ingrediente todo especial, bem típico dos festejos juninos e que está em plena safra: o pinhão! Vamos preparar uma deliciosa e rica farofa de pinhão com bacon e carne moída passo a passo em fotos e você verá que é bem simples de fazer.

Confira abaixo todos os detalhes desta receita de farofa crocante de pinhão e experimente!

6 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Popular nas Festas Juninas, Refogado, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Farofa de pinhão com bacon:
1

Separe todos os ingredientes desta receita de farofa de pinhão gaúcha. Corte o pinhão cozido em fatias e reserve.

2

Em uma panela previamente aquecida em fogo médio com o azeite, refogue o bacon. Quando ele começar a dourar, junte a cebola.

3

Assim que a cebola dourar, acrescente a carne moída e mexa muito bem, de modo que toda a carne seja envolvida pela cebola e o bacon.

Dica: nesta etapa você poderá acrescentar também linguicinha calabresa fatiada.

4

Quando a carne secar e começar a corar, acrescente a farinha de mandioca e o pinhão fatiado e abaixe o fogo. Mexa bem e acerte o sal se houver necessidade, já que o bacon contem bastante sal.

5

Continue mexendo a farofa até que a farinha comece a ficar crocante. Desligue o fogo e está pronta sua farofa de pinhão com carne moída e bacon!

6

Você pode escolher misturar o tempero verde na farofa ou servir o tempero verde à parte, porém ele fará toda a diferença na finalização do prato!

7

Esta farofa de pinhão tradicional serve como prato principal, por conter carne, ou também como acompanhamento ou guarnição de outros pratos. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Agora que você sabe como fazer farofa de pinhão, confira também estas receitas gaúchas que super combinam com festas juninas.

Se você gostou da receita de Farofa de pinhão com bacon, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Farofa. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Acompanhamentos para a farofa de pinhão com bacon

A farofa de pão é um acompanhamento versátil que combina bem com uma variedade de pratos principais. O pinhão, com seu sabor marcante e textura macia, se une ao bacon crocante, criando uma farofa deliciosa e cheia de personalidade.

A Farofa de pinhão com bacon pode ser um excelente acompanhamento para o almoço de domingo, se servido com um frango grelado suculento ou um peixe inteiro ou até mesmo para um churrasco. A farofa adicionará uma camada extra de sabor e textura aos pratos principais, tornando a refeição mais interessante e saborosa.