Receita de Feijão mexido passo a passo

Receita de Feijão mexido passo a passo

Feijão mexido, aquela receita que literalmente "mexe" com nossas memórias afetivas e um prato que praticamente não tem receita!

Cresci vendo a mãe e o pai fazerem em casa, e hoje sigo vendo cada família preparando o seu feijão mexido de diferentes formas: com sobras de carnes, com mais caldo, menos caldo, com ou sem grãos, mais cremoso, batido do liquidificador... fato é que o feijão mexido é comida que conforta o estômago e o coração, é comida de aproveitamento, é comida que alimenta, é prática e é brasileiríssima!

Nesta receita de feijão mexido simples teremos como principais ingredientes o feijão preto e a nossa queridinha farinha de mandioca. Continue aqui no TudoReceitas para descobrir como fazer feijão mexido

3 convidados 15m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem glúten, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Feijão mexido passo a passo:
1

Separe os ingredientes e, de preferência, aqueça o feijão.

Dica: nesta etapa você pode optar por outros saborizantes como salsão, alho-poró, assim carnes defumadas como bacon, linguiças e costelas suínas defumadas.

2

Comece dourando a cebola em azeite numa panela ou frigideira funda.

3

Junte o feijão e amasse levemente os grãos de feijão com a ajuda de uma espátula.

4

Em seguida junte a farinha de mandioca e misture muito bem.

Dica: outras versões de feijão mexido são preparadas com farinha de milho, farinha de rosca ou até farinha de trigo. Por isso, se você preferir, pode substituir a farinha de mandioca por uma dessas opções.

5

Nesta etapa acerte o sal, se necessário. Assim que o feijão engrossar, desligue o fogo e o seu feijão mexido estará praticamente pronto.

6

Finalize com o tempero verde, que é um clássico acompanhante deste prato!

7

Está pronto, o simples e famoso feijão mexido que tanto amamos! Uma boa pedida para dar ainda mais sabor são os molhos de pimenta, pimenta calabresa e até mesmo pimenta dedo de moça picada e adicionada ao refogado da cebola.

8

E aqui vai a minha dica final: sirva o feijão mexido com uma concha de caldo de feijão por cima e bom apetite!

Se você gostou da receita de Feijão mexido passo a passo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Feijão. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Qual a origem do feijão mexido?

Não existem certezas nem registos sobre qual a origem do feijão mexido, que parece ser um preparo tão antigo quanto o costume de incluir o feijão na nossa alimentação! Porém é sabido que esta é uma receita de aproveitamento de sobras de feijão cozido muito comum nas antigas fazendas, sobretudo em Minas Gerais.

Se você está procurando mais receitas de aproveitamento de feijão cozido, confira como fazer:

  • Sopa de feijão com couve bem completa
  • Hambúrguer de feijão preto
  • Farofa de feijão tropeiro