Receita de Feijão preto com legumes

Receita de Feijão preto com legumes

Nesta receita de feijão preto ensinamos você a cozer feijão preto e a temperar feijão com legumes a partir de um refogado bem fácil e gostoso. Esse é um acompanhamento democrático para vários pratos e pode também ser usado no recheio de tacos e crepes salgados. Quer experimentar? Confira abaixo todos os detalhes desta receita de feijão preto com legumes do TudoReceitas e siga o passo a passo.

6 convidados 2h 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Feijão preto com legumes:
1

Comece por escolher o feijão preto, retirando os feijões com defeito e impurezas como pedras e folhas.

2

Coloque o feijão preto e o bicarbonato de sódio em um recipiente e acrescente água até cobrir 2 dedos acima do feijão. Cubra o recipiente e deixe o feijão hidratando por 24 horas.

Dica: Retire os feijões que flutuem na água.

3

No dia seguinte comece preparando esta receita de feijão preto com legumes: escorra a água do feijão usando um coador e lave com água filtrada abundante.

4

Para evitar que o feijão provoque flatulência leve-o ao fogo numa panela com água até cobrir. Deixe ferver um pouco e escorra a água e a espuma que se formou. Agora sim pode cozinhar o feijão: leve-o de novo ao fogo com água filtrada.

5

Em seguida prepare os legumes que iremos usar para temperar e refogar o feijão preto: pique um pimentão e o outro você corta em pedaços maiores, pique também meia cebola, os alhos e um dos ramos de coentro.

6

Adicione o pimentão em pedaços à panela do feijão, assim como a metade de cebola inteira e os ramos de coentro inteiro. Deixe o feijão cozinhando em fogo médio-alto com estes temperos e, se for necessário, adicione mais água até cobrir os feijões por completo.

Dica: Espere que o feijão cozinhe para adicionar o sal, caso contrário ficará duro.

7

Numa panela à parte prepare o refogado com um pouco de óleo e os restantes legumes: primeiro doure a cebola, depois junte o alho, o pimentão e o coentro picado. Fique mexendo até os legumes amaciarem.

8

Quando você observar que o feijão está começando a ficar macio, retire o pimentão, o coentro e a cebola e adicione o refogado do passo anterior junto com a folha de louro. Misture, tempere com cominhos e sal a gosto e deixe cozinhar até o feijão ficar ao seu gosto, com mais ou menos caldo.

9

Depois do passo anterior está pronto seu feijão preto com legumes! Sirva como acompanhamento de, por exemplo, picanha de frigideira simples ou como recheio de tacos mexicanos fáceis. Experimente e diga nos comentários o que você achou!

Se você procura mais receitas com feijão preto confira também como fazer feijão preto com cogumelos e caldo de feijão preto. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Feijão preto com legumes, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Feijão.