Receita de Fermento caseiro de trigo

Receita de Fermento caseiro de trigo

Sabia que é possível fazer fermento em casa para pão? Esse fermento vai no lugar do fermento biológico, em Itália é chamado de 'pasta madre' e em França de 'levain'. O fermento caseiro de trigo tem como principais vantagens facilitar a digestão e permitir uma melhor absorção dos ingredientes, o que compensa seu tempo de fermentação, que pode ir até 10 dias.

Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você esta receita de fermento caseiro de trigo que fica pronto em apenas 2 dias. Esta é uma receita de fermento natural rápido, da autoria dos cozinheiros franceses Bruno e Olivier, do programa televisivo "Boulangerie". Confira abaixo o passo a passo desta levedura natural para pão e experimente!

1 convidado 24h Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico
Ingredientes:
Como fazer Fermento caseiro de trigo:
1

Para fazer fermento caseiro pegue uma bacia grande, de preferência de plástico ou de vidro e coloque metade da farinha de trigo (1 quilo). Abra um buraquinho ao centro e coloque aí a farinha de centeio, o mel e metade da água (500 ml).

Dica: Evite usar um recipiente de inox ou alumínio, pois esse material não favorece o crescimento do fermento caseiro.

2

Amasse com as mãos até conseguir uma mistura homogênea, suave e um pouco grudenta. Cubra a bacia com um pano e deixe repousar por 48 horas (2 dias) em temperatura ambiente, num local calmo (por exemplo, dentro de um armário).

3

Após esse tempo, incorpore os restantes ingredientes (500 ml água e 1 quilo de farinha) e amasse novamente por uns minutos, até obter uma massa mais consistente.

4

Seu fermento caseiro de farinha de trigo está pronto a usar! Incorpore 100 a 300 gramas dele numa receita de pão, substituindo o fermento biológico industrializado, e prepare do jeito indicado na receita. Em caso de dúvidas, confira esta receita de pão levain.

Procurando mais receitas e detalhes de como fazer fermento biológico caseiro? Veja também:

  • Tudo sobre fermento natural para pão
  • Fermento caseiro para pão
  • Como fazer pão caseiro fácil

Se você gostou da receita de Fermento caseiro de trigo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Como conservar o fermento caseiro

Se quiser parar ou suspender o cultivo do fermento por algum tempo, coloque-o num pote de vidro fechado e conserve na geladeira, ele irá "hibernar". Acrescente 1 colher de sopa de farinha e 1 colher de sopa de água uma vez por semana, para manter todos os nutrientes dele.

Para usar esse fermento refrigerado, retire-o e "alimente" com cerca de 60 ml de água e 60 gramas de farinha uma vez ao dia, ao longo de dois dias, antes de o usar no preparo de um novo pão. Misture, de preferência, com uma colher de pau.

Mantenha sempre um pouco de fermento na geladeira para continuar preparando suas receitas de pão caseiro com fermento natural.