Receita de Fermento caseiro para pão

Receita de Fermento caseiro para pão
Imagem: spadespatula.com

Muitas pessoas estão optando por preparar o seu pão da forma mais natural possível, evitando os químicos prejudiciais que podem ser encontrados no fermento industrializado, como o alumínio. Para que seus pães sejam saudáveis, deliciosos e naturais, no TudoReceitas sugerimos essa receita de fermento caseiro para pão preparada com somente 2 ingredientes: água e farinha.

Se você não sabe como preparar fermento caseiro (também chamado de massa madre e levain), fique de olho neste passo a passo com fotos em que contamos todos os detalhes do preparo. Faça do jeito indicado, respeitando todo o processo para que as bactérias do fermento atuem e deem origem a um fermento natural e saudável para preparar pães caseiros deliciosos!

1 convidado 24h Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico
Ingredientes:
  • Dia 1:
  • Dia 2:
  • Dia 3:
  • Dia 4:
  • Dia 5:
  • Dia 6:
  • Dia 7:
Como fazer Fermento caseiro para pão:
1

Para fazer fermento caseiro para pão comece por separar os ingredientes necessários. Para além disso, você vai precisar também dos seguintes materiais:

  • 1 pote de vidro esterilizado;
  • 1 pano prato para cobrir o pote;
  • 1 cordel ou fio para amarrar o pano no pote de vidro;
  • 1 utensílio para mexer, que não pode ser metálico (colher de pau, espátula de silicone, etc).

Este fermento para pão é preparado ao longo de 5 dias, de acordo com o jeito indicado abaixo. Recomendamos começar o preparo de manhã cedo (por exemplo, às 7 ou 8 horas).

Dica: Use farinha de trigo sem fermento e, de preferência, tipo 1, pois contém mais glúten que é necessário à fermentação.

2

DIA 1 - Separe ¼ de xícara de água filtrada (60 ml), ¼ de xícara de farinha branca (30 g) e a mesma quantidade de farinha integral. Coloque no pote de vidro e misture até ficar homogêneo. Cubra com o pano, amarre com o fio ou cordel e reserve o pote por 24 horas em um local ameno e calmo (fora da geladeira).

Dica: A água deve ser usada em temperatura ambiente e, se você quiser, pode usar somente farinha de trigo branca (nesse caso a quantidade será meia xícara, ou 60 g).

3

DIA 2 - Após as 24 horas, ou seja, à mesma hora que começou preparando o fermento caseiro no dia anterior, separe cerca de 2/3 da mistura, guarde ela em um outro pote e conserve na geladeira. No fermento restante, misture a água e as farinhas. Volte a cobrir com o pano e reserve por mais 24 horas em um local ameno e calmo (fora da geladeira).

Dica: Nesse dia o seu fermento para pão ainda estará bem líquido.

4

DIA 3 - À mesma hora do dia anterior, repita o processo: separe cerca de 2/3 da mistura e guarde ela no mesmo pote usado ontem, conserve na geladeira. No fermento restante, misture a água e as farinhas. Volte a cobrir com o pano e reserve por mais 24 horas em um local ameno e calmo (fora da geladeira).

Dica: Nesse dia o seu fermento para pão terá crescido bastante e apresentará várias bolhinhas, originadas pela fermentação. Isso significa que está se reproduzindo do jeito certo!

5

DIA 4 - À mesma hora do dia anterior, repita o processo: separe cerca de 2/3 da mistura e guarde ela no mesmo pote usado ontem, conserve na geladeira. No fermento restante, misture a água e as farinhas. Volte a cobrir com o pano e reserve por mais 24 horas em um local ameno e calmo (fora da geladeira).

Dica: Nesse momento é normal o fermento apresentar água separada da mistura. Nesse caso, aumente um pouco a quantidade de farinha ou separe mais um pouco do que os 2/3 indicados.

6

No 5º dia e dias seguintes seu fermento caseiro será alimentado duas vezes ao dia, descansando somente 12 horas.

DIA 5 (1º parte) - À mesma hora de todo o dia, separe novamente 2/3 da mistura e guarde ela no mesmo pote usado nos dias anteriores, conserve na geladeira. No fermento restante, misture metade dos ingredientes indicados para esse dia (¼ de xícara de água filtrada, ¼ de xícara de farinha branca e ¼ de xícara de farinha integral), reservando o restante para depois. Volte a cobrir com o pano e reserve, desta vez, por 12 horas.

DIA 5 (2º parte) - Repita o procedimento anterior: retire uma parte do fermento (novamente 2/3) e alimente o restante com a outra metade da água e das farinhas reservadas para este dia. Volte a cobrir com o pano e amarre em redor. Reserve por 12 horas em um local ameno e calmo (fora da geladeira).

Dica: Se, neste dia, seu fermento não apresentar crescimento nem mais bolhinhas, reserve ele em um local mais quente.

7

DIA 6 (1º parte) - Novamente à mesma hora, separe 2/3 da mistura e guarde ela no pote habitual, na geladeira. No fermento restante, misture metade dos ingredientes indicados para esse dia (¼ de xícara de água filtrada, ¼ de xícara de farinha branca e ¼ de xícara de farinha integral), reservando o restante para depois. Volte a cobrir com o pano e reserve, desta vez, por 12 horas.

DIA 6 (2º parte) - Repita o procedimento anterior: retire uma parte do fermento (novamente 2/3) e alimente o restante com a outra metade da água e das farinhas reservadas para este dia. Volte a cobrir com o pano e amarre em redor. Reserve por 12 horas em um local ameno e calmo (fora da geladeira).

Dica: Neste dia seu levain deverá estar mais crescido e com algumas bolhas de ar, como na foto. No entanto isso depende da temperatura ambiente (quanto mais quente, melhor).

8

DIA 7 (1º parte) - Novamente à mesma hora, separe 2/3 da mistura e guarde ela no pote habitual, na geladeira. No fermento restante, misture metade dos ingredientes indicados para esse dia (¼ de xícara de água filtrada, ¼ de xícara de farinha branca e ¼ de xícara de farinha integral), reservando o restante para depois. Volte a cobrir com o pano e reserve, desta vez, por 12 horas.

DIA 7 (2º parte) - Repita o procedimento anterior: retire uma parte do fermento (novamente 2/3) e alimente o restante com a outra metade da água e das farinhas reservadas para este dia. Por fim, tampe com a própria tampa do pote e reserve na geladeira. Seu fermento natural está pronto para ser usado!

Dica: Se o seu fermento não cresceu nem borbulhou até agora, considere começar de novo.

9

Agora você sabe como fazer fermento de pão natural!. Se você ficou com dúvidas do preparo, confira nossa matéria completa: Fermento natural para pão, e veja também estas alternativas de receitas de fermento caseiro:

  • Fermento massa madre
  • Fermento caseiro de trigo

Faça seus maravilhosos pães caseiros, bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Dica: O descarte que você reservou na geladeira pode ser usado também para fazer pão ou ser usado como base para fazer mais fermento caseiro.

Imagem: spadespatula.com

Se você gostou da receita de Fermento caseiro para pão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Qual a quantidade de fermento para um quilo de farinha de trigo?

Agora que você tem seu fermento natural pronto, está na hora da prova de fogo: usar ele no preparo de pão caseiro! Mas qual quantidade de fermento caseiro usar?

Na verdade não existe uma regra de quanto fermento caseiro usar numa receita de pão, pois a quantidade de fermento influencia o resultado final e isso depende da preferência de cada pessoa (se prefere um pão mais elástico, mas menos saboroso, se prefere um pão mais saboroso e menos elástico...). No entanto, o habitual é usar uma porcentagem de 10% a 30%. Ou seja:

  • Para 1 quilograma de farinha de trigo você pode usar de 100 a 300 gramas de fermento natural.