Receita de Fermento massa madre

Receita de Fermento massa madre

Todo o mundo que planeja preparar pão caseiro precisa de conhecer a receita de fermento massa madre. Essa é uma mistura de fermentação natural que faz toda a diferença na hora de conseguir um pão com sabor e textura excecionais. Ao ter fermento massa madre não irá necessitar mais de comprar fermento biológico para usar em suas receitas de pão, pois ele substitui esse produto industrializado de um jeito bem mais saudável e natural. Confira abaixo a receita de fermento massa madre e aprenda a preparar com o TudoReceitas.com!

1 convidado 24h Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Sem cocção
Ingredientes:
Como fazer Fermento massa madre:
1

O primeiro passo do fermento massa madre é dissolver o fermento biológico em um pouco da água morna.

2

Coloque a farinha peneirada em uma tigela grande e acrescente o fermento dissolvido. Adicione a água restante e misture com as mãos. O resultado deverá ser uma massa bem grudenta mas sem grumos.

3

Depois de misturar muito bem cubra a tigela e deixe repousar em um local ameno, sem correntes de ar, durante 12 horas. É importante respeitar esse tempo para que o fermento se forme naturalmente.

4

Depois do tempo indicado seu fermento massa madre está pronto a ser usado! Use a quantidade indicada na receita de pão que irá preparar. Geralmente é necessário apenas metade, por isso você pode reservar o restante na geladeira e continuar usando como fermento em suas receitas de pão.

Experimente preparar o pão de espelta e mel e o pão ciabatta original com esse fermento e diga-nos o que achou. Bom apetite!

Dica: Desde que guardado na geladeira esse fermento não tem prazo de validade.

Se você gostou da receita de Fermento massa madre, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.