Receita de Figo cristalizado passo a passo

Receita de Figo cristalizado passo a passo
Imagem: rufusguide.wordpress.com

Um dos melhores jeitos de conservar figo é cristalizando-o, ou seja, cozinhando numa calda de açúcar. Aqui no TudoReceitas ensinamos você a fazer isso mesmo com nossas instruções passo a passo. Confira abaixo a receita de figo cristalizado e experimente fazer em sua casa! Você só irá necessitar de figo, açúcar, água e algumas horas para ficar de olho no cozimento.

4 convidados 8h Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Confitado
Ingredientes:
Como fazer Figo cristalizado passo a passo:
1

Para fazer figo cristalizado comece por lavar bem os figos, já que eles serão cozinhados com a pele. Enquanto isso leve ao fogo médio uma panela com 1 xícara de açúcar e 1 xícara de água e espere levantar fervura.

2

Quando a calda de açúcar estiver fervendo adicione os figo limpos, um de cada vez. Deixe ferver por 1 hora, depois baixe o fogo e deixe ficar por mais 4-6 horas, para que a calda reduza.

Dica: Se você quiser aromatizar os figos adicione alguns cravinhos ou pau de canela durante 30 minutos. Depois retire para não amargar a calda.

Imagem: forums.bluebelton.com
3

No final desse tempo o passo seguinte desta receita de figo cristalizado é retirar a fruta da calda e deixar esfriar por 2 horas.

Dica: Adicionar pouco açúcar pode fazer com que o doce fique difícil de manusear.

Imagem: cdkitchen.com
4

Depois repita o processo: leve ao fogo uma panela com o restante açúcar, a restante água e os figos e espere ferver. Baixe o fogo e deixe ficar por mais 4-6 horas, de forma a que o figo absorva o açúcar. Retire a fruta e deixe esfriar por mais 1 hora.

Imagem: howto.safeimage.ne
5

Nesse momento seu figo cristalizado está pronto! Envolva em açúcar cristal ou de confeiteiro e guarde em um frasco de vidro bem fechado ou sirva. Temos a certeza que todos irão apreciar este docinho caseiro feito com dedicação!

Se você gostou desta receita confira também como preparar:

  • Jabuticaba cristalizada
  • Gengibre cristalizado
  • Casca de laranja cristalizada com chocolate

Escreva o seu comentário abaixo e não hesite em partilhar também as suas receitas no TudoReceitas! Bom apetite!

Imagem: rufusguide.wordpress.com

Se você gostou da receita de Figo cristalizado passo a passo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Figo.