Receita de Filé ao molho madeira com champignon

Receita de Filé ao molho madeira com champignon

A carne ao molho madeira com champignon é uma das opções que encontramos no cardápio de vários restaurantes. Apesar de sofisticado, esse prato pode ser preparado em casa de um jeito simples, lembrando que a qualidade da carne, a frescura do champignon e o molho fazem toda a diferença!

Para ser autêntico, o molho madeira precisa ser preparado com vinho madeira. Esse molho, com sabor adocicado e amadeirado, harmoniza muito bem com a carne vermelha, sobretudo cortes como filé-mignon, contra-filé, medalhão e lagarto.

Aqui no TudoReceitas vamos te ensinar como fazer filé ao molho madeira com champignon de um jeito simples e rico em sabor, sem a necessidade de usar um caldo de carne, porque aproveitaremos o resíduo do refogado da carne na frigideira.

Descubra como preparar bifes de contra filé harmonizados com um delicioso champignon ao molho madeira! Acompanhe a receita completa com fotos do passo a passo logo abaixo.

6 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Na frigideira
Ingredientes:
  • MOLHO
Como fazer Filé ao molho madeira com champignon:
1

Separe os ingredientes que irá precisar para preparar esta receita de contra-filé ao molho madeira com champignon.

Dica: você poderá substituir o bife de contra filé por alcatra ou filé mignon se desejar. Limpe os bifes, mas preserve parte da sua gordura, que será imprescindível para garantir uma carne suculenta e macia neste preparo.

2

Numa frigideira bem aquecida, pincele azeite de oliva e acomode alguns bifes. Sele (doure) os bifes por cerca de 2-3 minutos em cada lado.

Dica: não sele todos os bifes de uma vez, a não ser que sua frigideira seja maior. Selar os bifes é importante para garantir a maciez e a suculência da carne.

3

Adicione uma colher de sopa de manteiga e tempere os bifes com sal e pimenta do reino neste momento. Após selar todos os bifes, retire-os da frigideira e deixe-os descansando num refratário dentro do forno enquanto prepara o molho.

Dica: incline a frigideira e regue os bifes com o líquido que se formar. Se quiser deixar mais aromático, experimente acrescentar raminhos de alecrim ou de tomilho nesta etapa, descartando-os em seguida.

4

Na mesma frigideira, adicione mais 1 colher de sopa de manteiga e refogue a cebola picada até murchar.

5

Acrescente o vinho madeira e a água (em temperatura ambiente ou gelada) com o amido de milho já diluído nela.

Dica: você poderá preparar esse molho com o vinho tinto seco na falta do vinho madeira, mas a cor e o sabor ficarão um pouco diferentes do original.

6

Adicione os champignons e tempere com sal e pimenta do reino. Com um fouet, mexa por cerca de 2 minutos ou até o molho engrossar levemente, ficando bem cremoso.

7

Hora de servir este prato delicioso! Regue os bifes com o molho madeira e champignon acabado de preparar.

8

Sua carne ao molho madeira com champignon está pronta! Experimente servir junto com um arroz com brócolis e uma bela salada ou, para um opção sofisticada, sirva este filé ao molho madeira com arroz à piamontese. Esperamos que tenha gostado da receita e bom apetite!

Se você gostou da receita de Filé ao molho madeira com champignon, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bifes e filés.